DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO NO BRASIL

Autores

  • Eliane Alves de Souza Universidad Columbia del Paraguay - Asunción-Py
  • Bruna Nunes Mont´mor Universidad Columbia del Paraguay, Asunción-Py
  • Karen Santos D´Oliveira Universidad Columbia Del Paraguay, Asunción – Py
  • Luciene Suzarte Santos Universidad Columbia del Paraguay, Asunción – Py
  • Maria José Silva Almeida Trindade Universidad Columbia del Paraguay, Asunción – Py

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4563

Palavras-chave:

Educação. Educação Financeira. Endividamento.

Resumo

O tema desta pesquisa é voltado para a Educação. O estudo apresentado no referencial teórico verifica os conceitos sobre Educação Financeira e endividamento. Buscou-se reunir dados com o propósito de responder ao problema central da pesquisa: quais os desafios da Educação Financeira como ferramenta de combate ao endividamento no Brasil? Os métodos utilizados foram os de revisão bibliográfica e documental. Com base nas análises bibliográfica e documental, a pesquisa verificou que os indicadores econômicos apresentam crescimento do endividamento das famílias brasileiras, apesar dos programas de Educação Financeira apoiados pelo Governo Federal e Mercado Financeiro, o que torna necessário uma reflexão sobre a eficácia da execução desses programas.

Biografia do Autor

Eliane Alves de Souza, Universidad Columbia del Paraguay - Asunción-Py

Mestra e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay - Asunción-Py. Especialista em Administração Estratégica pela UNESA - Brasil. Bacharel em Ciências Contábeis pela Federação das Faculdades Celso Lisboa – Brasil; Servidora Federal na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Bruna Nunes Mont´mor, Universidad Columbia del Paraguay, Asunción-Py

Mestra em Síntese Orgânica e Produtos Naturais pela Universidade Federal de Viçosa; doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Asunción-Py.

Karen Santos D´Oliveira, Universidad Columbia Del Paraguay, Asunción – Py

Mestra e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay, Asunción – Py. Especialista em Gestão Escolar – Orientação e Supervisão.

Luciene Suzarte Santos, Universidad Columbia del Paraguay, Asunción – Py

Mestra e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Asunción – Py. Especialista em Africanidades pela FACON.

Maria José Silva Almeida Trindade, Universidad Columbia del Paraguay, Asunción – Py

Mestra e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, Asunción – Py. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional pela UNINOVE.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Souza, E. A. de ., Mont´mor, B. N. ., D´Oliveira, K. S. ., Santos, L. S. ., & Trindade, M. J. S. A. . (2022). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 158–166. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4563