ANÁLISE DA GESTÃO MUNICIPAL NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DOS TÚNEIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Ivan Eduardo Santos Raphael Universidade federal Fluminense
  • Reiner Olíbano Rosas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4334

Palavras-chave:

Manutenção Preventiva e Corretiva. Mitigação. Rio de Janeiro. Túneis.

Resumo

O objetivo deste estudo foi mostrar a importância da manutenção preventiva e corretiva de forma regular nos túneis localizados no município do Rio de Janeiro, para assim mitigar e até mesmo evitar os riscos de desabamentos. Como justificativa, a partir dos resultados obtidos, o estudo poderá servir de subsídio para a adoção de uma rotina permanente de prevenção de riscos de desabamentos. Para o desenvolvimento do presente estudo foi realizada uma ampla revisão bibliográfica. A pesquisa feita teve um aspecto de exploratória-descritiva, tendo um caráter qualitativo. Concluiu-se que, quando há uma forte necessidade de implementação de sistemas de manutenção em obras de qualquer nível ou tipo de uso, no caso de obras públicas, sobretudo em túneis, a questão da manutenção se mostra de suma importância. Primeiramente, porque tem-se uma ampla circulação de usuários, que induz a uma deterioração natural do equipamento e, considerando que são estruturas fechadas, submetidas a intensas ações agressivas tais como infiltrações, subpressões, dentre outras ações, este sistema de prevenção passa a ser ainda mais essencial.

Biografia do Autor

Ivan Eduardo Santos Raphael, Universidade federal Fluminense

Mestrando em Defesa e Segurança Civil pela Universidade federal Fluminense (UFF). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Gama Filho. Atualmente é servidor público na Universidade Federal Fluminense, com lotação na Superintendência de Arquitetura Engenharia e Patrimônio.

Reiner Olíbano Rosas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua na área de Geociências com ênfase em Gênese no Estudo dos Solos, Processo Erosivo, Dinâmica de Bacias Hidrográficas, Geoprocessamento e Redução de Riscos de Desastres.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Como Citar

Raphael, I. E. S. ., & Rosas, R. O. . (2022). ANÁLISE DA GESTÃO MUNICIPAL NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DOS TÚNEIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1237–1247. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4334