A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3962

Palavras-chave:

Ensino de Química. Práticas Integradas em Saúde. Meditação.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo pesquisar e refletir sobre a influência das práticas de meditação no ensino de química, como essa ferramenta pode auxiliar no maior desempenho dos estudantes, a partir da otimização das técnicas de memorização, concentração e estabilidade emocional. O ensino da química ainda é amparado em métodos tradicionais de ensino, que tornam essa ciência de difícil compreensão, desta forma, uma matéria com relações de aprendizagens moldadas por dificuldades e que, em casos extremos, estabelece uma relação de repulsa discente. Nesse contexto, a meditação se constitui como um elemento do conjunto de Práticas Integradas em Saúde (PICs) com diversos benefícios dentro dos mais variados ambientes, tais como aumento do foco, criatividade, estimulação à memória, reducação de conflitos e outros. Essa pesquisa possui uma metologia qualitativa (LUDCKE; ANDRE, 1986), alicerçada, sobretudo, na teoria sociointeracionista de Vygotsky (1991) sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento, refletindo sobre a união dos aspectos intelectuais e os afetivos nesse processo. O estudo revelou que a aplicação da meditação no ambiente escolar mostra-se como um forte instrumento para o ensino-aprendizagem de química, uma vez que essa ferramenta pode auxiliar no maior desempenho dos estudantes, a partir da otimização das técnicas de memorização, concentração e estabilidade emocional.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade de São Paulo

Pós- doutorando em Química pelo IQSC-USP; Pós-doutor em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ);  Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Licenciado em Química, Biologia e Pedagogia. Membro do Observatório de Educação Especial e Inclusão - OBEE – UFRRJ. https://orcid.org/0000-0001-9994-6653. http://lattes.cnpq.br/0828666762650747. E-mail: doc.rafaelsoares@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Silva, R. S. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1253–1266. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3962