A NOVA TEORIA DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE ACERCA DA ABORDAGEM DA INFLUÊNCIA, DA MOTIVAÇÃO E DO STATUS

Autores

  • Isabel Lausanne Fontgalland Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3417

Palavras-chave:

Consumidor. Status. Luxo. Informação.

Resumo

O presente trabalho versa sobre a visão contemporânea do consumidor enquanto indivíduo pertencente as novas teias sociais. O status, fruto do processo de aceitação social, promove no comportamento do consumidor o esforço de maximizar as ações do grupo, minimizando o utilitarismo econômico. Dessa forma, a fragilidade da amarração teórica tradicional, o utilitarismo marginalista racional, cede espaço às tendências onde expõe um consumidor promovido por emoções, anseios, e status social. Mesmo num cenário de exploração de informação, o consumidor sofre três tipos de tendências: Bandwagon effect, Veblen effect e o Herd effect . Esses são parte da nova teoria do consumidor chamada de behavior comsumption. Como metodologia utilizou-se uma análise exploratória e bibliográfica tendo por base os dados do IBGE e da Associação brasileira do e-comércio e da associação brasileira de produtos de luxo -Abiel. Como resultados e discussões observou-se que entre 2012- 2021, o fenômeno do consumo de status está cada vez mais presente, visto a presença de marcas de elite, suscitando uma grande circulação de produtos e serviços VIPs.

Biografia do Autor

Isabel Lausanne Fontgalland, Universidade Federal de Campina Grande

Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande-PB, Brasil. PHD em Economia pela Université de Toulouse, França. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0087-2840. E-mail: isabelfontgalland@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Fontgalland, I. L. . (2021). A NOVA TEORIA DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE ACERCA DA ABORDAGEM DA INFLUÊNCIA, DA MOTIVAÇÃO E DO STATUS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 220–246. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3417

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)