O CORPO COMO SÍMBOLO DA DOR DE UMA ALMA MUTILADA

doi.org/10.29327/217514.6.12-15

Autores

  • Maria Eni de Mattos Universidad de Ciências Empresariales e Sociales

Palavras-chave:

Automutilação. Adolescência.Emoção. Meninas.

Resumo

O presente trabalho é o recorte de uma pesquisa para o estado da arte de um projeto de doutorado em psicologia. O objetivo foi encontrar teses de doutorado já produzidas sobre a temática da automutilação. Foram encontrados textos em diversas abordagens trazendo suas amostras e instrumentos utilizados para investigação. Os autores lidos apresentaram o resultado de suas pesquisas e a discussão sobre os mesmos. Foram utilizados apenas teses de doutoramento para compor esse trabalho. Pôde-se perceber, após a leitura, a coincidência entre os autores quando dizem que o ato de cortar-se alivia uma emoção intensa por parte dos adolescentes.

Biografia do Autor

Maria Eni de Mattos, Universidad de Ciências Empresariales e Sociales

 Psicóloga clínica, atua em consultório particular desde 2012. Professora readaptada  pela SEED – Pr desde 1996. Graduada em Letras pela FAFIG/ UNICENTRO - Guarapuava - PR. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Unicentro - Guarapuava - PR. Especialista em Língua Inglesa pela TUIUTI - Curitiba - PR. Mestre em Educação pela UNINI - México. Graduada em Psicologia com ênfase em Saúde e Educação pela Faculdade Guairacá - Guarapuava - PR. Especialista em Psicologia Analítica e Religião Oriental e ocidental pelo Instituto Ichthys/ Faculdade Vicentina - Curitiba - Paraná. Curso de extensão em Imaginação Ativa pelo Ichthys Instituto – Curitiba - Pr. e Psicoterapia junguiana pelo mesmo Instituto. Especialista em Neuropsicopedagogia clínica pela Rhema/Facel – Ivaiporã – Pr. Doutoranda em Psicologia Clínica pela UCES – Universidad de Ciências Empresariales e Sociales em convênio com o IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano. E-mail: mariaenimattos@yahoo.com.br.

 

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Mattos, M. E. de. (2020). O CORPO COMO SÍMBOLO DA DOR DE UMA ALMA MUTILADA: doi.org/10.29327/217514.6.12-15. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 12. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/318