RELATO DE EXPERIÊNCIA: ABUSO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA À LUZ DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA

Autores

  • Tamires Gomes de Castro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Laiza Ellen Gois Sousa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6125

Palavras-chave:

Abuso sexual. Família. Automutilação. Autoestima.

Resumo

O presente estudo objetiva relatar a experiência de atendimento psicológico feito a uma adolescente de 17 anos, que sofreu abuso sexual intrafamiliar. Os atendimentos aconteceram no consultório de uma das autoras, no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. Os resultados apresentados foram coletados através dos relatos das sessões e da aplicação de uma entrevista semiestruturada e aberta, e divididos em categorias conforme a análise de Bardin. Além dos atravessamentos do abuso, aspectos como automutilação, baixa autoestima, conflitos na relação familiar e tentativa de suicídio surgiram nos relatos da cliente. A análise foi interpretada à luz da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), possibilitando reflexões sobre os conflitos, impasses e dificuldades vivenciados pela cliente, considerando suas questões subjetivas e familiares.

Biografia do Autor

Tamires Gomes de Castro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Internacional Signorelli. Psicóloga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Laiza Ellen Gois Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Centro Universitário Augusto Motta. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Psicóloga pela UFRRJ. Professora do Centro Universitário Augusto Motta. 

 

 

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

Castro, T. G. de ., & Sousa, L. E. G. . (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ABUSO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA À LUZ DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1764–1773. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6125