A INFLUÊNCIA DA AUTOESTIMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA - PIAUÍ

Autores

  • Liliana Corrêa Rêgo FUNIBER - UNINI
  • Maria Aparecida Santos e Campos FUNIBER – UNINI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3124

Palavras-chave:

Alfabetização. Autoestima. Ensino- aprendizagem.

Resumo

A alfabetização se caracteriza por oportunizar o acesso a uma educação de qualidade, nos primeiros anos do ensino básico e sua finalidade é evitar a exclusão social causada pelo analfabetismo. Por outro lado, impulsiona ou fomenta ações educativas e oportuniza a todos os indivíduos o acesso ao letramento. Durante o processo ensino e aprendizagem as variáveis mais relevantes e que têm recebido grande atenção por parte dos investigadores é a autoestima. Estudos demostraram ser um fator determinante para o otimizar rendimento acadêmico e social dos estudantes. Uma autoestima em alta traz benesses tanto ao aluno quanto ao docente.Assim mesmo, ser cognitivamente eficaz não é o bastante para garantir êxito acadêmico, profissional e pessoal, o que evidencia a importância da variável de cunho afetivo, (Morente, Filella e Ribes Castells 2015; Fernández-Berrocal y Extremera, 2002; Goleman, 1999). Nesse aspecto tem sido desenvolvidas numerosas pesquisas que põem em relevo que uma maior confiança nas capacidades próprias, autoestima saudável, confiança e alta perspectivas de autoeficácia produz no estudante um sentimento de valorização, confiança e responsabilidade, o que lhe permite cumprir com os objetivos propostos melhorando seu rendimento e por suposto seu estado emocional.

Biografia do Autor

Liliana Corrêa Rêgo, FUNIBER - UNINI

Doutoranda pela FUNIBER - UNINI . E-mail: liliarego70@gmail.com

Maria Aparecida Santos e Campos, FUNIBER – UNINI

Doutora e  docente FUNIBER – UNINI.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Rêgo, L. C. ., & Santos e Campos, M. A. . (2021). A INFLUÊNCIA DA AUTOESTIMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA - PIAUÍ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 924–942. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3124