ARQUITETURA DE FRANQUIAS: UM PARALELO ENTRE A PADRONIZAÇÃO ARQUITETÔNICA E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA MARCA

Autores

  • Rayssa Gondim Azevedo Faculdade Santo Agostinho
  • Soraya Mattos Pretti Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3077

Palavras-chave:

Arquitetura. Franquias. Padronização arquitetônica.

Resumo

O número de franquias se encontra em ritmo crescente em todo o mundo, fazendo com que as empresas busquem formas para a valorização do seu negócio, e para gerar uma expansão rápida e concreta. Desse modo, o objetivo desse artigo é entender como a arquitetura pode ser usada como ferramenta para a consolidação e sucesso de uma empresa. Para a concepção desse estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica narrativa sobre o mercado das franquias, a psicologia das cores e a psicologia ambiental, além de pesquisas de caso sobre métodos, fluxos e padronizações utilizadas por grandes franquias. O trabalho obteve como resultado estratégias que podem ser utilizadas pelas franquias para proporcionar um maior conforto ao cliente, aliando com o objetivo da marca. Conclui-se que existem diversas estratégias arquitetônicas que podem ser utilizadas para a atração do público e, consequentemente, gerar mais lucro para a empresa.

Biografia do Autor

Rayssa Gondim Azevedo, Faculdade Santo Agostinho

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Santo Agostinho; Graduanda em Sistemas de Informação pela Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia.

Soraya Mattos Pretti, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Arquitetura e Urbanismo; Mestre em Engenharia Civil; Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Azevedo, R. G. ., & Pretti, S. M. . (2021). ARQUITETURA DE FRANQUIAS: UM PARALELO ENTRE A PADRONIZAÇÃO ARQUITETÔNICA E A CONSOLIDAÇÃO DE UMA MARCA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 356–376. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3077