A ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM O USO DE LÂMPADAS LED: ESTUDO DE CASO DA AVENIDA RECIFE

Autores

  • José Pereira Cavalcanti Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • José Antônio Aleixo da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Departamento de Ciência Florestal (DCFL/UFRPE)
  • Sérgio da Silva Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/ Departamento Acadêmico de Cursos Técnicos (IFPE/DACT)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2989

Palavras-chave:

Iluminação pública LED. Economia e consumo de energia. Resíduos.

Resumo

Este artigo expõe dados da iluminação pública usada em uma avenida de Recife, Pernambuco. Buscou determinar indicadores de economia de energia e impacto ambiental das tecnologias de iluminação a Light Emitting Diode (LED) em uso relacionada com a vapor de sódio usada anteriormente. Observou-se o gasto com energia elétrica e a quantificação dos resíduos. O estudo de caso foi realizado num trecho de 8 km e destacou a importância de atender as normas legais vigentes. Demonstrou-se que, no mesmo período, gastou-se 2,27 vezes menos lâmpadas e os resíduos caíram 64%. Economizou-se: energia (282.852 kWh), nos gastos anuais (R$ 130.111,76), representando uma redução de 38,47%. Os dados analisados neste trabalho indicam que a iluminação LED é a tecnologia mais apropriada, no momento, para a redução de gastos e a preservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

José Pereira Cavalcanti Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Professor do Curso de Eletrotécnica do IFPE. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Recife – PE. https://orcid.org/0000-0002-4762-7631. Acadêmico de Cursos Técnicos (IFPE/DACT). Licenciatura Plena em Eletricidade, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). E-mail: josepereira@recife.ifpe.edu.br.

[1]

José Antônio Aleixo da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Departamento de Ciência Florestal (DCFL/UFRPE)

 Agronomia, UFRPE, PhD em Biometria e Manejo Florestal pela University of Georgia, USA.  Prof. Titular do DCFL/UFRPE, PhD em Biometria e Manejo Florestal. Ex-Presidente da Academia Pernambucana de Ciências – APC. Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. https://orcid.org/0000-0003-0675-3524.  E-mail: jaaleixo@uol.com.br.

Sérgio da Silva Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/ Departamento Acadêmico de Cursos Técnicos (IFPE/DACT)

Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife –PE. Professor do Curso de Eletrotécnica do IFPE.https://orcid.org/0000-0002-0615-8314. Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE).  E-mail: sergio-lealifpe@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Cavalcanti Filho, J. P. ., Silva, J. A. A. da ., & Leal, S. da S. . (2021). A ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM O USO DE LÂMPADAS LED: ESTUDO DE CASO DA AVENIDA RECIFE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1–21. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2989