NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E IDENTIDADE DOCENTE: UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2015–2025)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29550

Palavras-chave:

Narrativas autobiográficas. Identidade docente. Formação docente.

Resumo

Este artigo analisa como as narrativas autobiográficas têm sido abordadas nas pesquisas relacionadas à identidade docente publicadas no período de 2015 a 2025. Diante da problemática de compreender de que maneiras essas narrativas são tratadas nas pesquisas sobre identidade docente, teve-se como objetivo geral analisar essas produções, identificando os referenciais teóricos, as categorias de análise e as potencialidades e os desafios das narrativas autobiográficas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos descritores "identidade docente", "narrativas autobiográficas" e "histórias de vida docente", considerando o recorte temporal de 2015 a 2025. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados dez estudos, sendo quatro teses e seis dissertações, que compõem o corpus de análise. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin L (2016). Os resultados evidenciaram referenciais teóricos recorrentes, como Nóvoa A (1995), Josso MC (2002), Delory-Momberger C (2014), Passeggi MC (2011), Freire P (1996) e Larrosa Bondía J (2002), e categorias predominantes como identidade docente, memória, histórias de vida e autoformação. Os resultados indicam que as narrativas autobiográficas favorecem processos de reflexão, autoconhecimento e ressignificação das experiências docentes, contribuindo para compreender a constituição da identidade profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Karolyne da Silva Barbosa, UEA

Professora da rede estadual de ensino do Amazonas; Especialista em Tecnologias Digitais para o Ensino Básico pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestranda em Processos e Tecnologias Educacionais pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Ethel Silva de Oliveira, UEA

Professora; Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e orientadora de mestrado.Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Downloads

Publicado

2026-08-14

Como Citar

Barbosa, E. K. da S., & Oliveira, E. S. de. (2026). NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E IDENTIDADE DOCENTE: UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2015–2025). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(8), 1–25. https://doi.org/10.51891/rease.v12i8.29550