A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO DE IDOSOS DEPENDENTES PÓS-ALTA HOSPITALAR

Autores

  • Geiza Leite dos Santos AFYA EDUCACIONAL UniREDENTOR
  • Thiago Pacheco Brandão Ribeiro FYA EDUCACIONAL UniREDENTOR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2832

Palavras-chave:

Alta Hospitalar. Cuidados. Equipe de Enfermagem. Idoso dependente.

Resumo

A motivação para realização desse estudo parte da experiência prática da pesquisadora como técnica em enfermagem e estudante do bacharel em enfermagem, quando ajudou o seu pai no seu período de recuperação pós internação depois de ter contraído o Covid 19, na qual observou que muitos pacientes idosos, assim como o seu pai, saíam de alta hospitalar sem as menores condições pessoais para o seu próprio cuidado diário, então, este tema a instigou e a inquietou, dando origem à esta pesquisa. Seu objetivo consistiu em analisar a importância da equipe de enfermagem no cuidado de idosos dependentes pós-alta hospitalar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, a qual permitiu sumarizar as pesquisas anteriores sobre o tema em estudo, guiando a análise dos documentos pertinentes ao objeto de pesquisa, como: Guia Viver Mais e Melhor do Ministério da Saúde, Programa Melhor em Casa do Sistema Único de Saúde (SUS), todos disponíveis na internet, como também, da literatura pertinente à área em estudo. Os dados foram trabalhados através da técnica de análise do discurso com a categorização dos trechos que respondiam ao objeto de pesquisa, os quais foram encontrados nas obras e documentos analisados. Essa pesquisa almejou compreender como se dá o cuidado dos idosos dependentes pós-alta hospitalar e como o enfermeiro, ou áreas afins poderão ajudar na melhoria das condições de saúde dos pacientes em questão. A pesquisa revelou que ao profissional da enfermagem compete executar a função de prestar o cuidado direto ou indireto ao paciente, promovendo medidas de conforto, respeitando o quadro clínico apresentado.

Biografia do Autor

Geiza Leite dos Santos, AFYA EDUCACIONAL UniREDENTOR

AFYA EDUCACIONAL UniREDENTOR, Itaperuna-RJ. Graduanda em Bacharel em Enfermagem. E-mail: leitegeiza10@gamail.com.

Thiago Pacheco Brandão Ribeiro, FYA EDUCACIONAL UniREDENTOR

AFYA EDUCACIONAL UniREDENTOR, Itaperuna-RJ, Ciências da Saúde. Graduanda em Bacharel em Enfermagem. E-mail: tiagopacheco2020@htmail.com.

Downloads

Publicado

09/11/2021

Como Citar

Santos, G. L. dos ., & Ribeiro, T. P. B. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO DE IDOSOS DEPENDENTES PÓS-ALTA HOSPITALAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2379–2403. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2832