ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE RECURSOS E QUALIDADE NO ATENDIMENTO A PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL

Autores

  • Rebeca Lins Barbosa UNIG
  • Vanessa Fernandes Benedito da Silva UNIG
  • Keila Neves do Carmo UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v4i01.28139

Palavras-chave:

Enfermeiro. Insuficiência Renal. Qualidade no Atendimento. Administração Financeira.

Resumo

A participação da equipe de enfermagem nos serviços de hemodiálise é fundamental para assegurar a qualidade e a segurança da assistência prestada aos pacientes. Esses profissionais atuam de forma integral, considerando as necessidades biopsicossociais dos indivíduos, além de desempenharem papel relevante tanto no processo diagnóstico quanto no acompanhamento terapêutico. O objetivo geral deste estudo foi analisar a gestão de recursos e seus impactos na qualidade da assistência oferecida a pacientes com insuficiência renal. Como objetivos específicos, buscou-se identificar práticas eficazes de gestão que favoreçam a eficiência dos serviços e a segurança do cuidado, bem como propor recomendações para o aprimoramento da gestão e da assistência prestada. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o Google Acadêmico como fonte de pesquisa. Nos resultados e discussão, foram identificadas duas categorias principais: a qualidade da assistência ao paciente com insuficiência renal e os desafios e estratégias relacionados à gestão em saúde nesse contexto. Conclui-se que a integração entre uma gestão eficiente e a atuação multiprofissional contribui significativamente para resultados positivos em diferentes dimensões do cuidado ao paciente renal. Nesse contexto, o planejamento adequado dos recursos humanos e materiais mostra-se fundamental para garantir a continuidade do tratamento e reduzir os riscos assistenciais, fortalecendo a qualidade e a segurança da assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Lins Barbosa, UNIG

Discente do Curso de graduação em Enfermagem na Universidade Iguaçu (UNIG).

Vanessa Fernandes Benedito da Silva, UNIG

Discente do Curso de graduação em Enfermagem na Universidade Iguaçu (UNIG).

Keila Neves do Carmo, UNIG

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ/EEAN. Pós-Graduada em Nefrologia e UTI Neonatal e Pediátrica; Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UNIG. Docente do Curso de Graduação da UNIABEU. Coordenadora de Atenção Básica do Município de Queimados - RJ. Membro dos grupos de Pesquisa NUCLEART e CEHCAC da EEAN/UFRJ.

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre e Doutor pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora  de  Afonso  Costa  da  Universidade  Federal  Fluminense  UFF  Niterói, RJ. Pós-Graduado  em  Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ.

Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa, UNIG

Enfermeira Especialista em Saúde da Família pela UERJ / Urgência e Emergência pela UNINTER / Enfermagem Obstétrica pela FABA / Enfermagem do Trabalho pela UNINTER/MBA Executivo em Gestão em Saúde pela UCAM / Mestre em Ciências Médicas pela UFF.

Downloads

Publicado

2026-07-17

Como Citar

Barbosa, R. L., Silva, V. F. B. da, Carmo, K. N. do, Ribeiro, W. A., & Póvoa, F. C. C. (2026). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE RECURSOS E QUALIDADE NO ATENDIMENTO A PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 4(01), 1–13. https://doi.org/10.51891/rease.v4i01.28139