TREINAMENTO DE FORÇA PRECOCE EM TERAPIA INTENSIVA NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: MOBILIZAÇÃO PRECOCE

Autores

  • Beatriz Souza Nascimento de Jesus UNICEPLAC
  • Sanayara Leite Eufrásio UNICEPLAC
  • Lara Maria Fernandes Pereira UNICEPLAC
  • Cínthia Figueiredo Córdova da Costa UNICEPLAC
  • Diana Ferreira Pacheco UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2740

Palavras-chave:

Fisioterapia na UTI. Insuficiência cardíaca. Cardiopatias. Treinamento de força.

Resumo

A insuficiência cardíaca (IC) é uma complexa síndrome clínica de diversas etiologias e com elevada prevalência, caracterizada por falência no suprimento adequado de sangue em relação ao retorno venoso e às necessidades metabólicas do indivíduo, cursando com intolerância ao esforço físico, consequentemente, diminuindo a capacidade funcional. O objetivo deste estudo consiste em comprovar a eficácia da mobilização precoce em pacientes com IC no leito, pelo fisioterapeuta, e ressaltar os benefícios dos exercícios físicos e a melhora na qualidade de vida. Foram realizadas pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed, SciELO, ProQuest e PEDro, onde foram consultados 10 artigos publicados entre os anos 2009 a 2020. Foram utilizados os seguintes descritores para a busca: Mobilização precoce, Fisioterapia na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Insuficiência cardíaca, Cardiopatias, Treinamento de força e Mobilização precoce na UTI. Dos estudos analisados, os pacientes apresentaram melhora do desempenho funcional, marcha, espasticidade e também na qualidade de vida. A mobilização precoce por meio do fisioterapeuta atua diretamente na reabilitação desses pacientes promovendo ganhos significativos, contribuindo assim de forma bastante eficaz para a sua qualidade de vida.

Biografia do Autor

Beatriz Souza Nascimento de Jesus , UNICEPLAC

Graduada em Fisioterapia. Instituição: UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos. E-mail: biasz33@gmail.com.

Sanayara Leite Eufrásio, UNICEPLAC

Graduanda em Fisioterapia. Instituição: UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Lara Maria Fernandes Pereira, UNICEPLAC

Graduanda em Fisioterapia. Instituição: UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Cínthia Figueiredo Córdova da Costa, UNICEPLAC

Graduada em Fisioterapia. Instituição: UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.

Diana Ferreira Pacheco, UNICEPLAC

Docente do curso de Fisioterapia do UNICEPLAC – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos. E-mail: diana.pacheco@uniceplac.edu.br.

Downloads

Publicado

03/11/2021

Como Citar

Jesus , B. S. N. de ., Eufrásio, S. L. ., Pereira, L. M. F. ., Costa, C. F. C. da ., & Pacheco, D. F. . (2021). TREINAMENTO DE FORÇA PRECOCE EM TERAPIA INTENSIVA NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: MOBILIZAÇÃO PRECOCE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2067–2083. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2740

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)