UTILIZAÇÃO ETNOBOTÂNICA DA ESPÉCIE MEDICINAL MELISSA OFFICINALIS L. PARA O TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Autores

  • João Junio Machado de Jesus Universidade Iguaçu
  • Luciana Santos de Oliveira Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2312

Palavras-chave:

Plantas medicinais. Melissa officinalis L. Ansiedade.

Resumo

A utilização etnobotânica da espécie medicinal Melissa officinalis L. para o tratamento da ansiedade vem minimizando os sintomas apresentados pela devida afecção. A ansiedade é compreendida como uma reação que faz parte do estado emocional e fisiológico do ser humano responsável por alertar, por meio do organismo. Tendo este estudo por premissa, descrevera utilização etnobotânica da espécie medicinal Melissa officinalis L., e sua contribuição terapêutica no tratamento da ansiedade. As espécies medicinais por serem de fácil acesso atualmente fazem-se necessário a utilização desses saberes tradicionais sobre as plantas medicinais utilizadas no transtorno da ansiedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2002 reconheceu a importância do uso de plantas medicinais para a humanidade classificando a medicina tradicional como: Medicina Complementar, Medicina Alternativa e Medicina Convencional. No sentido de garantir os países o uso adequado da Medicina Tradicional e contribuindo para manter a saúde e combater as doenças. Podendo concluir que este estudo possui grande importância popular e cientifica na orientação do uso da espécie Melissa officinalis L. no trato da ansiedade.

Biografia do Autor

João Junio Machado de Jesus, Universidade Iguaçu

Acadêmico de Farmácia- Universidade Iguaçu (UNIG) CAMPUS I - Nova Iguaçu. E-mail: joaojunio_mj@hotmail.com.

Luciana Santos de Oliveira , Universidade Iguaçu

Professora e Orientadora. Mestrado em Biotecnologia Aplicada - Departamento de Entomologia - UFFRJ. E-mail: flordejava2@yahoo.com.br, Nova Iguaçu – RJ.

Downloads

Publicado

30/09/2021

Como Citar

Jesus, J. J. M. de ., & Oliveira , L. S. de . (2021). UTILIZAÇÃO ETNOBOTÂNICA DA ESPÉCIE MEDICINAL MELISSA OFFICINALIS L. PARA O TRATAMENTO DA ANSIEDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1078–1089. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2312