A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O FORTALECIMENTO DA PRÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberta Kelli Poncio Bonandi Ivy Enber Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23115

Palavras-chave:

Formação continuada. Inclusão escolar. Prática docente. Educação básica. Estratégias pedagógicas.

Resumo

O estudo investigou de que maneira a formação continuada contribuiu para o fortalecimento da prática inclusiva na educação básica. Partiu-se do problema referente às dificuldades encontradas por professores para atender às necessidades dos estudantes em contextos inclusivos e do reconhecimento de que a formação inicial, em muitos casos, não contemplou discussões suficientes sobre inclusão. O objetivo geral consistiu em analisar como a formação continuada favoreceu o desenvolvimento de práticas capazes de responder às demandas da diversidade escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, com análise de livros, capítulos, artigos e documentos selecionados conforme sua relação com o tema. Os resultados indicaram que a formação continuada contribuiu para melhorar a prática docente, ampliar a capacidade de adaptação de estratégias pedagógicas, fortalecer o atendimento às diferenças e promover transformações reais na sala de aula. Constatou-se também a existência de desafios, como falhas nas políticas públicas, oferta limitada de formações e falta de acompanhamento contínuo. As considerações finais apontaram que a formação continuada se mostrou fundamental para o avanço das práticas inclusivas, embora ainda requeira condições estruturais e novos estudos que aprofundem seus impactos em diferentes contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Roberta Kelli Poncio Bonandi, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Bonandi, R. K. P. (2025). A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O FORTALECIMENTO DA PRÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 10–29. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23115