PROFILAXIA ANTIBIÓTICA NA ODONTOLOGIA

Autores

  • Patrícia Barbosa de Oliveira UNINASSAU
  • Francisco Araújo Magalhães Mourão UNINASSAU
  • Paulo Victor da Costa Campos UNINASSAU
  • Camila Myssen Coelho de Souza UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22717

Palavras-chave:

Profilaxia antibiótica. Odontologia. Resistência antimicrobiana.

Resumo

A utilização de antibióticos como medida profilática em procedimentos cirúrgicos busca diminuir a probabilidade de infecções na área operada, funcionando como uma barreira de proteção contra agentes microbianos. Para isso, os medicamentos são administrados em doses capazes de alcançar níveis eficazes no organismo, dificultando a multiplicação e a propagação das bactérias no sítio cirúrgico. Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar a eficácia, indicações e impactos da profilaxia antibiótica na odontologia, com foco na prevenção de infecções orofaciais e no uso racional de antibióticos. Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória e qualitativa, baseada em artigos publicados nos últimos 10 anos. Os resultados mostram que a profilaxia de rotina em pacientes saudáveis apresenta benefícios limitados, não justificando seu uso indiscriminado. Em contrapartida, em pacientes com alto risco para endocardite infecciosa, a profilaxia é indicada e eficaz na redução de complicações. Conclui-se que a prescrição deve ser criteriosa e individualizada, a fim de evitar o avanço da resistência antimicrobiana.

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Biografia do Autor

Patrícia Barbosa de Oliveira, UNINASSAU

Acadêmica odontologia Uninassau Brasília.

Francisco Araújo Magalhães Mourão , UNINASSAU

Professor Orientador,  Uninassau Brasília. 

Paulo Victor da Costa Campos, UNINASSAU

Professor Coorientador, Uninassau Brasília.

Camila Myssen Coelho de Souza, UNINASSAU

Coordenadora do Curso, Uninassau Brasília.

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Oliveira, P. B. de, Mourão , F. A. M., Campos, P. V. da C., & Souza, C. M. C. de. (2025). PROFILAXIA ANTIBIÓTICA NA ODONTOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 246–265. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22717