A RELAÇÃO ESCOLA X FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Állex Luanh Monteiro Melo FAESC
  • Josenildo José da Silva FAESC
  • Waldyr José Siqueira FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22579

Palavras-chave:

Escola X Família. Ensino- Aprendizagem. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo analisa a importância da relação Escola X Família na aprendizagem dos alunos. Adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método descritivo e entrevistas semiestruturadas para compreender as estratégias mais eficazes para a aproximação desses dois agentes. Sendo sujeitos da pesquisa: duas professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e duas famílias. Teóricos que fundamentaram a pesquisa: Lourdes (2014), Skymanski (2001), Marques (2002). Os resultados apontam que a participação ativa da família na vida escolar contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança. Conclui-se que uma criança que recebe apoio de maneira ativa da família terá mais possibilidades de sucesso em sua vida escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Állex Luanh Monteiro Melo, FAESC

Graduando do curso de Pedagogia, na Faculdade da Escada - Faesc. 

Josenildo José da Silva, FAESC

Graduando do curso de Pedagogia, na faculdade da Escada-FAESC.

Waldyr José Siqueira, FAESC

Orientador. Graduado em Psicologia pela faculdade de Ciências Humanas- ESUDA; Professor do curso de Pedagogia e Letras de Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Coordenador do curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia da Faculdade da Escada- FAESC.

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

Melo, Állex L. M., Silva, J. J. da, & Siqueira, W. J. (2025). A RELAÇÃO ESCOLA X FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 8001–8017. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22579