A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO ENTRE CRIANÇAS SURDAS E FAMÍLIAS OUVINTES: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA

Autores

  • Ana Paula Rabel Barbosa Centro Universitário Univel
  • Júlia Chiminecki Kissula Centro Universitário Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22393

Palavras-chave:

Surdez. Comunicação familiar. Língua Brasileira de Sinais (Libras). Psicologia sistêmica.

Resumo

A chegada de um filho exige adaptações na dinâmica familiar e, quando acompanhada do diagnóstico de surdez, gera impactos emocionais como negação, medo e incertezas quanto ao futuro. A comunicação surge como um dos principais desafios, já que muitas famílias possuem pouco conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), dificultando a interação e a compreensão das necessidades da criança. Nesse contexto, a Libras se apresenta como ferramenta essencial, permitindo que pais e filhos estabeleçam formas efetivas de comunicação, favorecendo o desenvolvimento linguístico da criança e sua participação no ambiente familiar. O estudo investigou os desafios enfrentados por famílias ouvintes na construção de estratégias comunicativas com filhos surdos antes e após a aquisição da Libras. Participaram quatro mães, entrevistadas por meio de roteiro semiestruturado. As respostas foram analisadas à luz da Psicologia Sistêmica e da técnica de análise de conteúdo, revelando dificuldades iniciais de aceitação do diagnóstico, comunicação frustrada e sobrecarga emocional materna, marcada pela responsabilidade de mediar o convívio familiar. Observou-se que a introdução da Libras fortaleceu vínculos afetivos e promoveu maior autonomia e expressão da criança surda, confirmando a comunicação como eixo central para o desenvolvimento emocional e a funcionalidade familiar.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rabel Barbosa, Centro Universitário Univel

Graduanda de Psicologia do Centro Universitário Univel. 

Júlia Chiminecki Kissula, Centro Universitário Univel

Docente do Centro Universitário Univel, Especialista em Relações Familiares e Intervenções Psicossociais. 

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Barbosa, A. P. R., & Kissula, J. C. (2025). A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO ENTRE CRIANÇAS SURDAS E FAMÍLIAS OUVINTES: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6207–6224. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22393