DIREITOS DAS MÃES AUTISTAS: UM ESTUDO SOBRE BARREIRAS NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE “Á LUZ DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA’’

Autores

  • Verônica de Sousa Melo Centro Universitário Santo Agostinho
  • Jéssica Soares Silva Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22043

Palavras-chave:

Maternidade atípica autismo. Equidade em saúde. Direitos Fundamentais. políticas públicas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo sobre direitos de mães com filhos autistas e o  reconhecimento jurídico sobre aspectos do Principio da Constitucional da Dignidade da pessoa Humana sobre a esfera  da saúde. No Brasil, contem Leis que servem como base para o entendimento  sobre a contextualização sendo elas:  Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 e Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) ou Estatuto da Pessoa com Deficiência  que ambas consagram o mesmo objetivo que e a inclusão e participação efetiva dos direitos acentuados para todos sem qualquer tipo de desigualdades.Com base em pesquisa doutrinária, jurisprudencial e legislativa, avaliam-se iniciativas recentes de projetos de lei, decisões judiciais , princípios jurídicos voltadas a reconhecer direitos de mães no acesso a saúde. Destacam-se os avanços quanto ao Direito das mães com filhos autistas impulsionados pela dignidade da pessoa humana, bem como os desafios culturais e jurídicos para superar a visão de que não são  prioritários quanto ao acesso a saúde. Ao final, propõem-se medidas para aprimorar a tutela que são assegurados direitos e que devem ser resguardados, reafirmando a necessidade de adequação normativa e de uma mudança de paradigma que assegurem dignidade e proteção tanto as mães como seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica de Sousa Melo, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduanda em Direito na Faculdade Santo Agostinho – UNIFSA. 

Jéssica Soares Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Docente no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Mestre em distúrbios do Neurodesenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Psicóloga pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Downloads

Publicado

2025-11-10

Como Citar

Melo, V. de S., & Silva, J. S. (2025). DIREITOS DAS MÃES AUTISTAS: UM ESTUDO SOBRE BARREIRAS NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE “Á LUZ DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA’’. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2219–2232. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22043