EDUCAÇÃO EM CORES, SONS E IMAGENS: A MULTIMÍDIA COMO ALIADA

Autores

  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Andresa Thais Teixeira Costa Faculdade Central de Minas
  • Francisco Fabrício Félix Gonçalves Must University
  • Douglas Mazer Must University
  • Gedson Sutero de Souza São Luís University
  • Janice Schonberger Must University
  • Paulo Roberto Serafini Must University
  • Rosiane Patricia de Oliveira Garcia Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22016

Palavras-chave:

Multimídia. Educação. Cultura digital. Storytelling. Aprendizagem.

Resumo

O estudo investigou como os recursos multimídias poderiam ser incorporados ao processo de ensino e aprendizagem, de modo a potencializar o desenvolvimento cognitivo, a motivação e a participação dos estudantes. O objetivo consistiu em analisar as potencialidades pedagógicas desses recursos na educação, evidenciando sua contribuição para a aprendizagem significativa e para a formação de competências alinhadas à cultura digital. O desenvolvimento pautou-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que utilizou artigos, livros e documentos oficiais para fundamentar a análise. As discussões mostraram que a integração de cores, sons e imagens ampliou a compreensão dos conteúdos, fortaleceu a criatividade e favoreceu práticas inclusivas. Além disso, verificou-se que o storytelling digital apresentou-se como estratégia eficaz tanto em ambientes presenciais quanto virtuais, por estimular a autoria e a construção colaborativa do conhecimento. Nas considerações finais, concluiu-se que os recursos multimídias, quando utilizados de forma crítica e pedagógica, configuraram-se como aliados poderosos da educação contemporânea. Reconheceu-se, ainda, a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a avaliação dos impactos desses recursos em diferentes níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Andresa Thais Teixeira Costa, Faculdade Central de Minas

Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva Neuropsicopedagogia Institucional E Clínica Faculdade Central de Minas.

Francisco Fabrício Félix Gonçalves, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Douglas Mazer, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Gedson Sutero de Souza, São Luís University

Doutorando em Ciências da Educação, São Luís University.

Janice Schonberger, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Paulo Roberto Serafini, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Rosiane Patricia de Oliveira Garcia, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Moura, C. C. de, Costa, A. T. T., Gonçalves, F. F. F., Mazer, D., Souza, G. S. de, Schonberger, J., … Garcia, R. P. de O. (2025). EDUCAÇÃO EM CORES, SONS E IMAGENS: A MULTIMÍDIA COMO ALIADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 208–214. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22016