PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO BÁSICO: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS

Autores

  • Leidimar de Souza  Moreira Universidade Christian Business School
  • Maria Aparecida Lourenço dos Santos
  • Joana Costa
  • Natanael Nunes Viçosi
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21919

Palavras-chave:

Formação de professores sensível à inclusão. Atitude. Pesquisa reconstrutiva. educação.

Resumo

O conteúdo pedagógico inclusivo tem encontrado seu caminho nos cursos de formação de professores em quase todos os lugares. No entanto, o conteúdo e a implementação diferem muito dependendo do estado federal. O que a maioria dos professores-alunos tem em comum é que eles próprios não têm experiências de aprendizagem inclusivas de seus próprios dias de escola. No caso de alunos de educação especial, muitos têm experiência anterior do tipo que trabalharam como assistentes de crianças ou adultos com deficiência; no entanto, há uma falta de experiência educacional comum. O artigo examina o significado de tais experiências na formação de professores no que diz respeito ao desenvolvimento de uma atitude pedagógica inclusiva e tira as primeiras conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidimar de Souza  Moreira, Universidade Christian Business School

Graduação: Licenciatura em Geografia. Pós-graduação em Gestão escolar Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School. 

Maria Aparecida Lourenço dos Santos

Graduação em matemática. Pós-graduação Metodologia do ensino superior.

Joana Costa

Graduação: Licenciatura em Letras, pós-graduação em Literaturas brasileiras.

Natanael Nunes Viçosi

Formado em Letras e Literatura, especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior.

Rozineide Iraci Pereira da Silva

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Moreira,L.de Souza , Santos, M. L. dos, Costa, J., Viçosi, N. N., & Silva, R. I. P. da. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO BÁSICO: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 553–564. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21919