A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Joana Costa Universidade Christian Business School
  • Divanilce Cavalcante do Nascimento Xavier Universidade Christian Business School
  • Leidimar de Souza Moreira
  • Natanael Nunes Viçosi
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21917

Palavras-chave:

Infância. Tecnologia. Mídias digitais.

Resumo

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais significativo na educação infantil, particularmente na promoção do letramento linguístico e das habilidades socioemocionais. Este estudo examina o uso da tecnologia educacional em centros de educação infantil e analisa os fatores que influenciam sua implementação. Utilizou-se uma pesquisa on-line para avaliar os recursos tecnológicos, o desenvolvimento profissional, a alfabetização midiática e a atitude em relação à tecnologia educacional de 247 educadores da primeira infância. Os resultados indicam que o uso da tecnologia educacional depende em grande parte da alfabetização midiática e da atitude dos educadores em relação à tecnologia. Um efeito indireto via alfabetização midiática explica adicionalmente a associação entre o desenvolvimento profissional dos educadores e a aplicação da tecnologia educacional. O estudo destaca a importância de direcionar programas de treinamento e melhorar a infraestrutura tecnológica para facilitar a implementação efetiva da tecnologia educacional na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Costa, Universidade Christian Business School

Graduação: Licenciatura em Letras Pós-graduação em Literaturas brasileiras Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School-CBS.

Divanilce Cavalcante do Nascimento Xavier, Universidade Christian Business School

Graduação em enfermagem e pedagogia, pós-graduação em Metodologia do ensino superior, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School-CBS.

Leidimar de Souza Moreira

Graduação: Licenciatura em Letras, pós-graduação em Literaturas brasileiras.

Natanael Nunes Viçosi

Formado em Letras e Literatura, especialização em: Didática e metodologia do Ensino Superior.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Costa, J., Xavier, D. C. do N., Moreira, L. de S., Viçosi, N. N., & Silva, R. I. P. da. (2025). A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 683–690. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21917