M(U)LTH E SUAS NARRATIVAS HÍBRIDAS COMO FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Cláudio Alencar UNIVASF
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF
  • Cícero Floriano de Santana UNIFAVENI
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves Montenegro
  • Maria Jayane Freire Cavalcante FAFOPA
  • Raquel de Jesus Sena FATEC
  • Marina Lopes de Sousa UNIMAIS
  • Juliana de Andrade Silva UNOPAR
  • Marinalva de Oliveira Venuto FARJ
  • Kathiane Oliveira Diniz ISESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21757

Palavras-chave:

Matemática. BNCC. Portal de Periódico Capes. Educação Básica. Método PRISMA

Resumo

O objetivo que circunscreve esse mergulho investigativo, é revisar e sistematizar, as recomendações pré-definidas em questão de conteúdos, competências e habilidades para o ensino da Matemática, em específico, no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, identificando também, na literatura, pesquisas que utilizaram nos seus constructos, práticas na educação básica com os assuntos sistematizados, de forma a dar subsídios para futuras imersões através de Políticas Públicas para o Semiárido Brasileiro. Esse recorte é fruto de uma dissertação em movimento híbrido. Duas fontes de dados foram utilizadas para essa imersão, a saber: x) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e; y) o Portal de Periódico Capes (CAPES, 2022). Paralelo a isso, foi inserido critérios de inclusão, exclusão e strings de busca nas bases de dados, x e y, com a finalidade de filtrar com qualidade os estudos matemáticos. Nesta revisão, para ambas as fontes, foi utilizado o método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA, 2020), que permitiu a identificação, seleção, avaliação e triagem dos resultados encontrados. Na fonte y, (CAPES, 2022), foi especificado os seguintes critérios de inclusão: i) artigos; b) revisados por pares; c) recursos online; d) publicados em português; e) dados primários e; f) no recorte temporal compreendido entre 2012 a 2022. A plataforma Rayyan é uma ferramenta relevante para as revisões sistemáticas, propiciando leituras sintéticas, em títulos e resumos, de modo que as strings puderam ser inseridas nas suas funcionalidades. Foi feita a sistematização da base x e foram localizados 3.516 artigos na base y, dos quais, apenas 16 atenderam aos critérios preliminarmente definidos, após realizada a triagem. Somente artigos com conceitos WebQualis A1, A2, B1 ou B2, foram incluídos nesta revisão sistemática, consultados através da plataforma SUCUPIRA. Foi unânime quanto ao problema, trabalhos com abordagem qualititativa, desenvolvidos a partir de diferentes metodologias, sendo que, 09 dos trabalhos encontrados, representa 56,25% do total, publicados em revistas de WebQualis A2 e, as demais pesquisas, distribuídas em conceitos A1 com 12,5% “02 artigos” , B1 com 25% “04 artigos” e B2 com 6,25% “01 artigo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Alencar, UNIVASF

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Cícero Floriano de Santana, UNIFAVENI

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, Montenegro

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Maria Jayane Freire Cavalcante, FAFOPA

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FATEC

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, UNIMAIS

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, UNOPAR

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FARJ

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Kathiane Oliveira Diniz, ISESPI

Especialização em Coordenação Pedagógica (ISESPI); e em Psicopedagogia Institucional (ISESPI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Downloads

Publicado

2025-11-11

Como Citar

Alencar, C., Floriano, A. C. I., Santana, C. F. de, Alves, M. das D. de H. C., Cavalcante, M. J. F., Sena, R. de J., … Diniz, K. O. (2025). M(U)LTH E SUAS NARRATIVAS HÍBRIDAS COMO FOMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2831–2850. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21757