SENECAVÍRUS A: UMA ABORDAGEM INTEGRADA SOBRE EPIDEMIOLOGIA, DIÁGNOSTICO DIFERENCIAL E IMPACTO NA PRODUÇÃO

Autores

  • Pedro Henrique de Oliveira Pontifícia universidade católica do Paraná
  • Nelson Massaru Fukumoto PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21513

Palavras-chave:

suinocultura, biosseguridade, doença vesicular

Resumo

A suinocultura brasileira possui grande importância econômica com demanda rigor sanitário contínuo. Entre as principais preocupações estão as doenças vesiculares, clinicamente semelhantes à febre aftosa e, portanto, dependentes de diagnóstico diferencial. O Senecavirus A (SVA), picornavírus não envelopado de RNA de fita simples, tem ganhado importância na cadeia suinícola por sua estabilidade ambiental e capacidade de disseminação direta e indireta. Este trabalho apresenta uma revisão de literatura que integra evidências epidemiológicas, clínicas, diagnósticas e econômicas do SVA, com o objetivo de subsidiar a compreensão do impacto do agente e orientar estratégias de controle. Essa lesão de caracteriza por lesões vesiculares clássicas em focinho, mucosa oral e extremidades podais (banda coronária e espaços interdigitais), com dor, claudicação e evolução para erosões e crostas. Em neonatos, a apresentação tende a ser mais grave e multissistêmica, com fraqueza, letargia, diarreia e possíveis sinais neurológicos, associando-se a maior morbidade e mortalidade. Dada a indistinguibilidade clínica em relação a outras enfermidades vesiculares de notificação obrigatória, o diagnóstico baseia-se em métodos laboratoriais de isolamento, tendo o RT-PCR como padrão-ouro. Não há tratamento específico e, até o momento, não existe vacina amplamente licenciada e disponível para uso rotineiro no Brasil; assim, o controle depende de vigilância, notificação imediata e biosseguridade rigorosa enquanto candidatos vacinais seguem em avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Oliveira, Pontifícia universidade católica do Paraná

Graduando de medicina veterinária, Pontifícia universidade católica do Paraná.

Nelson Massaru Fukumoto, PUCPR

Doutorado em Produção Animal, Professor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR Câmpus Toledo, Formado em Zootecnica com Mestrado e Doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Oliveira, P. H. de, & Fukumoto, N. M. (2025). SENECAVÍRUS A: UMA ABORDAGEM INTEGRADA SOBRE EPIDEMIOLOGIA, DIÁGNOSTICO DIFERENCIAL E IMPACTO NA PRODUÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2007–2021. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21513