FACTORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÉMICO EM CURSOS DE SAÚDE: ESTUDO TRANSVERSAL NO INSTITUTO SUPERIOR DE OMBAKA, BENGUELA, ANGOLA

Autores

  • Alina Maria Ruiz Piedra Instituto Superior Politécnico Ombaka
  • Freddy Gomez Martinez Instituto Superior de Ombaka
  • Susana Ndembele Instituto Superior de Ombaka
  • Adriano Mussunga Mendes Instituto Superior Ombaka
  • Celso Mariano Kahenda Praia Instituto Superior de Ombaka
  • Ariel Gutierrez Pedroso Instituto Superior Politécnico Sol Nascente

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21324

Palavras-chave:

Hábitos de estudo. Educação em saúde. Ensino superior.

Resumo

Este artigo buscou analisar os fatores associados ao desempenho acadêmico dos estudantes do Instituto Superior de Ombaka, Benguela, Angola, no primeiro semestre do ano letivo de 2024-2025. Trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal. Utilizou-se um questionário abrangendo seis dimensões e 36 questões, aplicado a 355 estudantes dos cursos de Ciências da Saúde. Critérios de inclusão: estar matriculado nos cursos de Saúde, possuir registro completo de notas e preencher voluntariamente o questionário. Critérios de exclusão: estudantes em regime de transferência ou equivalência e questionários preenchidos em menos de 80%. Foram utilizadas porcentagens, o teste do qui-quadrado e odds ratio com intervalo de confiança de 95%. A taxa geral de aprovação foi de 65,1% (n=231/355). Os estudantes do vespertino apresentaram o melhor desempenho (82,7%). O curso com maior taxa de aprovação foi Medicina Dentária (87,5%). Estudantes com dois ou mais exames extraordinários tiveram 89,7% de reprovação. Como fatores protetores destacam-se: gestão de tempo adequada (OR=0,45), ambiente de estudo apropriado (OR=0,55), revisão pré-exame (OR=0,22) e atenção às aulas (OR=0,30). Como fatores de risco: conhecer métodos de estudo (OR=1,89) e capacidade de resumo (OR=3,36). Conclui-se que hábitos de estudo estruturados favorecem o sucesso acadêmico.

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Biografia do Autor

Alina Maria Ruiz Piedra, Instituto Superior Politécnico Ombaka

Doutora em Ciências, Vice-decana de investigação e pós-graduação, Instituto Superior Politécnico Ombaka, Benguela, Angola. 

Freddy Gomez Martinez, Instituto Superior de Ombaka

Mestre, Professor. Instituto Superior Politécnico Ombaka, Benguela, Angola.

Susana Ndembele, Instituto Superior de Ombaka

Doutora em Ciências Coordenadora do curso Ensino Primário/Instituto Superior Politécnico Ombaka, Benguela.

Adriano Mussunga Mendes, Instituto Superior Ombaka

Doutor em Ciências. Professor, Presidente do Conselho Científico, Instituto Superior Politécnico Ombaka, Benguela. Angola.

Celso Mariano Kahenda Praia, Instituto Superior de Ombaka

Mestre, Professor. Instituto Superior Politécnico Ombaka, Benguela, Angola.

Ariel Gutierrez Pedroso, Instituto Superior Politécnico Sol Nascente

Doutor em Ciências, Vice-decano de investigação e pós-graduação, Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, Huambo, Angola.

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Piedra, A. M. R., Martinez, F. G., Ndembele, S., Mendes, A. M., Praia, C. M. K., & Pedroso, A. G. (2025). FACTORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÉMICO EM CURSOS DE SAÚDE: ESTUDO TRANSVERSAL NO INSTITUTO SUPERIOR DE OMBAKA, BENGUELA, ANGOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 17–28. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21324