FACTORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÉMICO EM CURSOS DE SAÚDE: ESTUDO TRANSVERSAL NO INSTITUTO SUPERIOR DE OMBAKA, BENGUELA, ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21324Palavras-chave:
Hábitos de estudo. Educação em saúde. Ensino superior.Resumo
Este artigo buscou analisar os fatores associados ao desempenho acadêmico dos estudantes do Instituto Superior de Ombaka, Benguela, Angola, no primeiro semestre do ano letivo de 2024-2025. Trata-se de um estudo observacional, analítico e transversal. Utilizou-se um questionário abrangendo seis dimensões e 36 questões, aplicado a 355 estudantes dos cursos de Ciências da Saúde. Critérios de inclusão: estar matriculado nos cursos de Saúde, possuir registro completo de notas e preencher voluntariamente o questionário. Critérios de exclusão: estudantes em regime de transferência ou equivalência e questionários preenchidos em menos de 80%. Foram utilizadas porcentagens, o teste do qui-quadrado e odds ratio com intervalo de confiança de 95%. A taxa geral de aprovação foi de 65,1% (n=231/355). Os estudantes do vespertino apresentaram o melhor desempenho (82,7%). O curso com maior taxa de aprovação foi Medicina Dentária (87,5%). Estudantes com dois ou mais exames extraordinários tiveram 89,7% de reprovação. Como fatores protetores destacam-se: gestão de tempo adequada (OR=0,45), ambiente de estudo apropriado (OR=0,55), revisão pré-exame (OR=0,22) e atenção às aulas (OR=0,30). Como fatores de risco: conhecer métodos de estudo (OR=1,89) e capacidade de resumo (OR=3,36). Conclui-se que hábitos de estudo estruturados favorecem o sucesso acadêmico.
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