CONDIÇÕES CLÍNICAS ENCONTRADAS DIANTE DE VARIAÇÕES ANATÔMICAS DO ARCO PALMAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Gabriel Teixeira Guimarães da Fonseca Universidade de Vassouras
  • Larissa da Silva Santos UVIC-UCC
  • Emilio Siqueira FUSVE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20445

Palavras-chave:

Anatômica. Arco palmar. Variação.

Resumo

A anatomia humana apresenta uma constante variabilidade estrutural que confronta concepções tradicionais, como ocorre no caso do arco palmar, destacando principalmente as mudanças nos arranjos das artérias ulnares e radiais, com a persistência da artéria mediana. Nesse contexto, essas alterações podem influenciar tanto em procedimentos clínicos quanto cirúrgicos. Esta revisão integrativa de literatura buscou analisar as variações anatômicas do arco palmar, com base em 13 artigos selecionados. Os resultados revelaram que essa diversidade na irrigação vascular pode  resultar em manifestações significativas na prática clínica. Considerando-se fundamental  uma compreensão detalhada desses vasos, visto que podem influenciar no diagnóstico e intervenções terapêuticas.Destaca-se a necessidade de uma continuidade da pesquisa, visando os impactos dessas alterações e os benefícios em procedimentos, diagnósticos e tratamento. Em suma, a análise dessas variantes mostra-se essencial para melhorar os diagnósticos, tratamentos e procedimentos, bem como sua eficácia para que tais medidas se tornem personalizadas para cada paciente.

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Biografia do Autor

Gabriel Teixeira Guimarães da Fonseca, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras – FUSVE.

Larissa da Silva Santos, UVIC-UCC

Discente da Universitat de Vic-Universitat Central de Catalunya - UVIC-UCC.

Emilio Siqueira, FUSVE

Orientador Universidade de Vassouras – FUSVE.​

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Fonseca, G. T. G. da, Santos, L. da S., & Siqueira, E. (2025). CONDIÇÕES CLÍNICAS ENCONTRADAS DIANTE DE VARIAÇÕES ANATÔMICAS DO ARCO PALMAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2541–2551. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20445