BIFURCAÇÃO DO CANAL MANDIBULAR REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Maria Clara Gomes Pinto Faculdade Floriano
  • Maria Eduarda Matos de Sousa Faculdade Floriano
  • Daiane Leal da Silva Faculdade Floriano
  • Abdo Antônio de Barros Faculdade Floriano
  • Bruna de Oliveira Reis Faculdade de Ensino Superior de Floriano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7732

Palavras-chave:

Mandíbula. Canal Mandibular. Variação Anatômica.

Resumo

Quando o canal mandibular apresenta segundo ramo, é chamado de bifurcado. Embora a bifurcação do canal mandibular seja considerada uma rara variação, deve ser cuidadosamente avaliada. Usualmente, o canal mandibular surge nas ortopantomografias como um túnel encerrado no osso, delimitado por bordos radiopacos, que se estende desde o forame mandibular até ao forame mentoniano, localizando-se normalmente diretamente por baixo dos ápices radiculares dos dentes mandibulares. Através do presente trabalho, foram esclarecidos conceitos, riscos e particularidades do canal mandibular bifurcado. A base de dados utilizada para a temática foi Google Acadêmico e SciELO, sendo usados os descritores em ciências da saúde (DeCS): “Mandíbula” “Canal Mandibular” e “Variação Anatomica”. Ao concluir o trabalho foi possível perceber a importância de se conhecer as variações do canal mandibular, pois reconhecer as estruturas anormais possibilita a prevenção de possíveis complicações que, em determinados casos, podem trazer consequências fatais durante os tratamentos na região mandibular.

Biografia do Autor

Maria Clara Gomes Pinto, Faculdade Floriano

Graduanda em Odontologia, Faculdade Floriano. 

Maria Eduarda Matos de Sousa, Faculdade Floriano

Graduanda em Odontologia, Faculdade Floriano. 

Daiane Leal da Silva, Faculdade Floriano

Graduanda em Odontologia, Faculdade Floriano. 

Abdo Antônio de Barros, Faculdade Floriano

Graduando em Odontologia, Faculdade Floriano. 

Bruna de Oliveira Reis, Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Professora Mestre e doutora em Dentística (FOA-UNESP), Especialista em Prótese Dentária (ABO-ATA/SP) e Orientadora Faculdade de Ensino Superior de Floriano. 

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Pinto, M. C. G. ., Sousa, M. E. M. de ., Silva, D. L. da ., Barros, A. A. de ., & Reis, B. de O. . (2022). BIFURCAÇÃO DO CANAL MANDIBULAR REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1400–1411. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7732