A GESTÃO PÚBLICA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ – RO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20369Palavras-chave:
Gestão pública. Educação básica. Políticas públicas. PME. São Francisco do Guaporé.Resumo
Este trabalho investiga como a gestão pública contribui para a qualidade da Educação Básica em São Francisco do Guaporé, Rondônia, buscando avaliar a eficácia de políticas públicas implementadas, comparar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com outras informações relevantes, e analisar a relação entre a gestão pública e os resultados educacionais no município. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, focando na análise de documentos, especialmente o Plano Municipal de Educação (PME), que foi estabelecido pela Lei Municipal nº 1.237/2015. Também foram levados em conta dados do IDEB, iniciativas de revitalização das escolas municipais, a estrutura da rede escolar local (incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) e a Escola Família Agrícola) e o uso de tecnologias, como a plataforma da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Guaporé (SEMEC SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ).Os resultados indicam avanços significativos na modernização da infraestrutura escolar e na implementação de ferramentas tecnológicas de gestão, como a plataforma SEMEC SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ. Contudo, desafios persistentes foram identificados, notadamente a estagnação nos resultados do IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental, a necessidade de fortalecer a formação continuada de professores e aprimorar o acompanhamento pedagógico nas escolas. A relevância deste estudo reside em fornecer subsídios para gestores e educadores, oferecendo diretrizes claras para futuras intervenções e o aprimoramento contínuo das políticas educacionais, visando impactar positivamente o planejamento e as práticas no município e em localidades com características semelhantes.
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