ESQUIZOFRENIA E SEUS PRELÚDIOS COGNITIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA, SISTEMÁTICA E ABRANGENTE

Autores

  • Esdras Haine Soares Vasconcelos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Marcelo Pádua Carvalho Pinto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Samir de Paula Ortiz Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Victor Yuji Komura Nishihara Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Evile Brito de Carvalho Faculdade Santo Agostinho em Vitória da Conquista- BA
  • Priscylla Lemos Cançado Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1995

Palavras-chave:

Esquizofrenia. Tratamento da Esquizofrenia. Diagnóstico da Esquizofrenia.

Resumo

A esquizofrenia é um problema de saúde pública que impacta os jovens exatamente na fase quando buscam sua independência. Embora não se note um aprofundamento de análises sobre o tema, sabe-se que a esquizofrenia tem um caráter complexo e multifatorial em sua gênese. Este estudo tem como cerne a investigação e análise sistemática de dados relevantes a fim de integrar a temática assentindo um cunho acadêmico descritivo e explicativo. E para isto os artigos pesquisados encontraram-se em consonância com os descritores controlados pela BIREME. Trata-se de uma pesquisa sistemática integrativa embasada em trabalhos coligidos em sites indexadores de acesso livre. A partir dos dados sistematicamente coletados, conforme o método descrito acima pode-se verificar que é necessário que se prescreva o uso de medicações atípicas já que agem mais nos sintomas negativos da doença e possuem menos sintomas extrapiramidais. Concluiu-se que é preciso dar importância a esta patologia e induzir melhorias nos protocolos utilizados atualmente, dedicando-se, principalmente, em garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Biografia do Autor

Esdras Haine Soares Vasconcelos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Medicina pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Passos. Presidente da Liga Acadêmica de Diagnóstico por Imagem pela UEMG/Passos (2019-21). Tem experiências na área de Genética, com ênfase em Genética Humana, na área de Biologia Molecular e em Microbiologia Clínica. E-mail: esdrasbastos@gmail.com.

Marcelo Pádua Carvalho Pinto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2011). Atualmente é discente do curso de Medicina pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comportamento Organizacional, Confiabilidade Humana e Desenvolvimento de Pessoas

Samir de Paula Ortiz, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente de Medicina pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Passos, representando a turma junto à docência e coordenação; É membro fundador da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia – LIANN e membro da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia – LAOT, ambas da UEMG.

Victor Yuji Komura Nishihara, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Medicina pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Passos. É membro da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Evile Brito de Carvalho, Faculdade Santo Agostinho em Vitória da Conquista- BA

Discente do curso de Medicina pela Faculdade Santo Agostinho em Vitória da Conquista- BA, representando a turma junto à docência e coordenação.

Priscylla Lemos Cançado , Universidade do Estado de Minas Gerais

Psiquiatra e Professora da Universidade do estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos-MG, com título de especialista em Psiquiatria pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR (2012). Pós-Graduada em Psicanálise pela Faculdade Dom Bosco, em Curitiba-PR (2012). Especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, em São Paulo- SP (2017). E-mail: priscyllacancado@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Vasconcelos, E. H. S. ., Pinto, M. P. C. ., Ortiz, S. de P. ., Nishihara, V. Y. K. ., Carvalho, E. B. de ., & Cançado , P. L. . (2021). ESQUIZOFRENIA E SEUS PRELÚDIOS COGNITIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA, SISTEMÁTICA E ABRANGENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 658–671. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1995