OS IMPACTOS DA DEFICIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS QUE ATUAM NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO DE FORTALEZA/CE

Autores

  • Matheus Alves Freire Faculdade Terra Nordeste
  • João Luis Josino Soares Faculdade Terra Nordeste
  • Alan Diniz Lima Faculdade Terra Nordeste
  • Andrea Vieira da Silva Faculdade Terra Nordeste
  • Francisco Eugênio Soares Galvão Faculdade Terra Nordeste
  • Regislandio Sousa do Nascimento Faculdade Terra Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19676

Palavras-chave:

Comunicação interna. Gestão de comunicação. Competitividade organizacional.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar os impactos da deficiência da comunicação interna no ambiente organizacional. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica abrangente e a aplicação de um questionário em três empresas do setor de comunicação de Fortaleza/CE. Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa para investigar a comunicação interna em empresas. A amostra foi composta por três empresas de porte médio, selecionadas por conveniência e disponibilidade para participar do estudo. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, contendo questões abertas, aplicado aos funcionários das empresas selecionadas. A pesquisa revelou que a comunicação interna deficiente pode resultar em desmotivação, desengajamento, conflitos e uma percepção negativa da empresa tanto internamente quanto externamente. Além disso, a falta de comunicação eficaz impacta diretamente a eficiência dos processos administrativos e a competitividade da organização. Por outro lado, a comunicação interna eficaz promove um ambiente de trabalho colaborativo e transparente, melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade e fortalece a imagem e a reputação da empresa. Estratégias como a diversificação dos canais de comunicação, o uso de tecnologias digitais e a capacitação de gestores e colaboradores são essenciais para aprimorar a comunicação interna. A conclusão deste estudo destaca a importância de investir em práticas de comunicação interna eficazes para garantir o sucesso e a sustentabilidade das organizações. A comunicação interna é um pré-requisito para o bom funcionamento de qualquer empresa, influenciando diretamente sua capacidade de inovar, adaptar-se às mudanças e atender às demandas do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Alves Freire, Faculdade Terra Nordeste

Bacharel em Administração pela Faculdade Terra Nordeste.

João Luis Josino Soares, Faculdade Terra Nordeste

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Faculdade Terra Nordeste.

Alan Diniz Lima, Faculdade Terra Nordeste

Doutor em Engenharia Agrícolo pela Universidade Federal do Ceará. Docente na Faculdade Terra Nordeste.

Andrea Vieira da Silva, Faculdade Terra Nordeste

Especialista em Docência e Gestão na Educação à Distância pela Universidade Cândido Mendes. Docente na Faculdade Terra Nordeste.  

Francisco Eugênio Soares Galvão, Faculdade Terra Nordeste

Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Terra Nordeste. Egresso do curso de Serviço Social da Faculdade Terra Nordeste.

Regislandio Sousa do Nascimento, Faculdade Terra Nordeste

Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade Focus. Egresso do curso de Administração da Faculdade Terra Nordeste.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Freire, M. A., Soares, J. L. J., Lima, A. D., Silva, A. V. da, Galvão, F. E. S., & Nascimento, R. S. do. (2025). OS IMPACTOS DA DEFICIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DE EMPRESAS QUE ATUAM NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO DE FORTALEZA/CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 573–587. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19676