RELAÇÕES ENTRE ESTADOS, SANÇÕES E CRISES HUMANITÁRIAS DURANTE PERÍODOS DE GUERRA: GUERRA DA RÚSSIA X UCRÂNIA

Autores

  • Haggi Assaf David Filgueira Faculdade UNA
  • Lucas Rezende de Miranda Martins Faculdade UNA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19343

Palavras-chave:

Relações Internacionais. Sanções econômicas. Guerra da Rússia x Ucrânia. Política internacional. Resolução de conflitos.

Resumo

Este estudo aborda o impacto da invasão russa à Ucrânia em 2022 nas dinâmicas internacionais, com foco nas sanções econômicas impostas à Rússia e suas consequências. A guerra gerou uma grave crise humanitária, resultando em milhões de refugiados e milhares de mortos. Em resposta, países, sobretudo da OTAN e da União Europeia, adotaram sanções que afetaram setores como energia, finanças e comércio, visando pressionar o governo de Vladimir Putin. Simultaneamente, a comunidade internacional tem prestado apoio à Ucrânia, por meio de assistência humanitária e envio de armamentos. O contexto revela a complexidade das relações diplomáticas, da economia global e da proteção dos direitos humanos, destacando a importância das sanções e da solidariedade internacional em tempos de guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haggi Assaf David Filgueira, Faculdade UNA

Acadêmico do curso de direito da Instituição de Ensino Superior (IES) Faculdade Una de Divinópolis da rede Ânima de Educação.

Lucas Rezende de Miranda Martins , Faculdade UNA

Acadêmico do curso de direito da Instituição de Ensino Superior (IES) Faculdade UNA de Divinópolis da rede Ânima de Educação.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Filgueira, H. A. D., & Martins , L. R. de M. (2025). RELAÇÕES ENTRE ESTADOS, SANÇÕES E CRISES HUMANITÁRIAS DURANTE PERÍODOS DE GUERRA: GUERRA DA RÚSSIA X UCRÂNIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4484–4503. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19343