TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA (TCAP): A INTEGRAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA

Autores

  • Mariana Carvalho Taranto FACSM
  • Samanta Xavier Teixeira Cota UNIUBE
  • Rebeca Armendro Travassos Faculdade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19045

Palavras-chave:

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica. Nutrição Comportamental. Terapia Cognitivo-Comportamental.

Resumo

Esse artigo buscou compreender o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) a partir de uma perspectiva interdisciplinar, explorando como a integração entre Nutrição Comportamental e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode contribuir de forma efetiva para o manejo dessa condição. Através de uma revisão de literatura, foram analisadas estratégias que visam não apenas a modificação dos padrões alimentares, como o comer intuitivo e o mindful eating, mas também a reestruturação de crenças disfuncionais ligadas à alimentação e à autoimagem. O estudo destacou a relevância do cuidado psicológico frente aos fatores emocionais associados ao TCAP, como a ansiedade e a insatisfação corporal, especialmente em um contexto sociocultural que reforça padrões estéticos. Os achados apontam que a combinação dessas abordagens oferece intervenções mais completas e humanizadas, com impacto positivo na redução dos sintomas e na promoção de qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Carvalho Taranto, FACSM

Nutricionista, Pós-graduada em Nutrição e Estética, Faculdade de São Marcos (FACSM).

Samanta Xavier Teixeira Cota, UNIUBE

Psicóloga, pós-graduada em Neuropsicologia, Universidade de Uberaba (UNIUBE).

 

Rebeca Armendro Travassos, Faculdade Iguaçu

Nutricionista, pós-graduada em nutrição esportiva e comportamental, Faculdade Iguaçu.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Como Citar

Taranto, M. C., Cota, S. X. T., & Travassos, R. A. (2025). TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA (TCAP): A INTEGRAÇÃO ENTRE NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 343–350. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19045