IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PRIVADA DE ENSINO

Autores

  • José Wellington Freire Rodrigues Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Tatiane Bantim da Cruz Universidade Regional do Cariri- URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1881

Palavras-chave:

Gestão.Pandemia. Educação.

Resumo

A pandemia ocasionou mudanças impactantes na sociedade, obrigando as pessoas a manterem-se distantes e isoladas, provocando a paralisação de alguns setores e alterações no funcionamento de outros, como é o caso da educação. Diante dessa realidade, este trabalho tem como foco a atuação dos gestores frente ao cenário da pandemia. Para refletir sobre tal atuação, tem-se como objetivo geral: investigar os impactos da pandemia no trabalho da gestão escolar da rede privada de educação da cidade de Araripe-CE. E como objetivo específico, busca-se compreender o trabalho do gestor mediante o formato de ensino remoto. Para isso, definiu-se como metodologia: a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e também pesquisa de campo, a fim de relacionar teoria e prática. Os autores selecionados para a construção deste trabalho e para a análise dos dados são: Rodrigues (2020), Kenski (2003), Peres (2020), Saraiva; Travessini, Lockmann (2020), dentre outros. Pôde-se concluir que os gestores têm papel fundamental na articulação e execução de boas práticas que possibilitem um bom rendimento da instituição, principalmente em um cenário de crise na saúde pública.

Biografia do Autor

José Wellington Freire Rodrigues, Universidade Regional do Cariri – URCA

Especialista em Gestão Escolar pelo curso de Pós-Graduação Lato Sensu, da Universidade Regional do Cariri – URCA, possui graduação em Pedagogia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental – GEPEANAINF. Atualmente é professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Desenvolve estudos na área da Gestão, Administração Educacional e Trabalho docente. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4216458926700011.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5389-8606. E-mail: Wellington-ff@hotmail.com.

Tatiane Bantim da Cruz, Universidade Regional do Cariri- URCA

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Regional do Cariri, é especialista em Metodologia de Ensino e Docência do Ensino Superior e possui graduação em Pedagogia. É integrante do Laboratório de estudos e pesquisas sobre Gênero, Educação, Sexualidade e Diferenças – LEGRAR. No momento, também atua como professora substituta da Universidade Regional do Cariri, lecionando disciplinas ligadas a história da educação e pesquisa. E desenvolve estudos na área de educação, gênero, identidade e diferença. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3685-322X. E- mail: tatianebantim@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Rodrigues, J. W. F. ., & Cruz, T. B. da . (2021). IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PRIVADA DE ENSINO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 221–233. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1881

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.