AVALIAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA EM REDE

Autores

  • Fabiana Soares Dos Santos Poschi Centro Universitário  da Região da Campanha
  • Sandra Dutra Piovesan Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1873

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Formação continuada. Conectiviso.

Resumo

O estudo versa sobre a modalidade de curso MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos) com foco em conhecer suas potencialidades para a formação continuada de docentes acadêmicos, inserindo estes em um sistema de educação colaborativa e em rede. A pesquisa aponta as características dos MOOCs, os fundamentos da criação, às relações entre adesão, complexidade e conectivismo nestes ambientes de aprendizagem; e verifica o que a literatura científica revela sobre o predomínio da inteligência coletiva no desenvolvimento dos MOOCs. Utiliza método de revisão integrativa de literatura, um estudo do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. O estudo concluiu que o contexto dos MOOCs favorece experiências mediadas, devido o alargamento das dimensões espaços-temporais de comunicação entre os indivíduos. Positiva-se a hipótese destacada que os MOOCs são instrumentos eficazes para o desencadeamento de uma aprendizagem cooperativa, favorecendo a democratização do conhecimento, e o exercício da inteligência coletiva no domínio educativo.

Biografia do Autor

Fabiana Soares Dos Santos Poschi, Centro Universitário  da Região da Campanha

Professora de Educação Infantil, séries iniciais e de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos EJA. Graduada em Letras/Espanhol e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário  da Região da Campanha -URCAMP, pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestranda no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade Federal do Pampa  -UNIPAMPA (Campus Bagé RS). Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6939-5133. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8577754176214206. Email: fabyysoares2014@gmail.com.

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Informática em Educação. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2006), graduação em Programa Especial de Graduação e Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria, equivalente a Licenciatura em Computação (2012) , Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora na Universidade Federal do Pampa, curso de Engenharia de Computação e Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Formais e Autômatos, Educação à Distância, Informática na Educação e Ambientes Imersivos.. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3175-867X. Email: sandrapiovesan@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Poschi, F. S. D. S. ., & Piovesan, S. D. . (2021). AVALIAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA EM REDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 112–122. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1873