AVALIAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): FORMAÇÃO DOCENTE COLABORATIVA EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1873Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa. Formação continuada. Conectiviso.Resumo
O estudo versa sobre a modalidade de curso MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos) com foco em conhecer suas potencialidades para a formação continuada de docentes acadêmicos, inserindo estes em um sistema de educação colaborativa e em rede. A pesquisa aponta as características dos MOOCs, os fundamentos da criação, às relações entre adesão, complexidade e conectivismo nestes ambientes de aprendizagem; e verifica o que a literatura científica revela sobre o predomínio da inteligência coletiva no desenvolvimento dos MOOCs. Utiliza método de revisão integrativa de literatura, um estudo do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. O estudo concluiu que o contexto dos MOOCs favorece experiências mediadas, devido o alargamento das dimensões espaços-temporais de comunicação entre os indivíduos. Positiva-se a hipótese destacada que os MOOCs são instrumentos eficazes para o desencadeamento de uma aprendizagem cooperativa, favorecendo a democratização do conhecimento, e o exercício da inteligência coletiva no domínio educativo.
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