DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DE ENSINO PERSONALIZADO ATRAVÉS DE IA’s: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • João Bosco Beserra Vanderley
  • Erialva maria de França Barros FABEJA
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christina University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17407

Palavras-chave:

Educação personalizada. Inteligência Artificial. Ensino adaptativo. Individualização do aluno. Transformação educacional.

Resumo

A aplicação da educação personalizada por meio da Inteligência Artificial (IA), especialmente no cenário educacional brasileiro, representa um avanço crucial na transformação do processo educativo. Posto isso, este estudo objetiva  analisar o impacto dessa abordagem inovadora na adaptação às necessidades individuais dos alunos. Para tanto, emprega-se uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e estudos de casos. Ademais, elucida-se que, como resultado, observou-se que as IA’s, cada vez mais, têm desempenhado um papel fundamental na personalização do ensino, adaptando-o às particularidades de cada aluno, aumentando o engajamento e, por conseguinte, aprimorando os resultados acadêmicos. Essas descobertas destacam o potencial das IA para influenciar o futuro da educação brasileira, sobretudo promovendo ambiente educacional em constante evolução.

Downloads

Biografia do Autor

João Bosco Beserra Vanderley

Graduação em tecnologia em gestão ambiental.

Erialva maria de França Barros, FABEJA

Pós-graduada em Geografia pela FABEJA.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christina University

Pós-graduada em Ciências da Educação pela Veni Creator Christina University.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Vanderley, J. B. B., Barros, E. maria de F., & Santos, M. P. M. dos. (2024). DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DE ENSINO PERSONALIZADO ATRAVÉS DE IA’s: AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 2651–2665. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17407