VESTES SAGRADAS: PODER E INFLUÊNCIA OU SÍMBOLO DO SAGRADO? UMA REFLEXÃO

Autores

  • Aroldo Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1715

Palavras-chave:

Liturgia. Simbólico. Sagrado. Vestes Sagradas.

Resumo

Partindo do dado de que muitas vezes os paramentos litúrgicos perdem seu valor simbólico do sagrado, sendo instrumentalizados, remetendo apenas a uma possível beleza ou extravagância na liturgia. Parece haver um vislumbre com a beleza real das vestes, no sentido de relaciona-las a um período monárquico, associando-as à nobreza e à realeza. O presente artigo pretende analisar o que de fato as Vestes Sagradas simbolizam. Para isso recorreremos a uma breve conceituação do que é um símbolo. Após esta breve conceituação, verificaremos se há posicionamento oficial da Igreja Católica Apostólica Romana a respeito dos significados das Vestes Sagradas e também como as diversas áreas do conhecimento entendem o simbolismo das mesmas. A partir destas analises, verificaremos como o visual torna-se importante para a formação e afirmação de uma identidade, e a partir desta, pertencer ou ser excluído de determinado grupo ou classe social. Compreenderemos então o valor afetivo das roupas, que visa a cumprir determinadas funções no seu uso, não somente de proteção, mas de pudor e decoração, demonstrando influência e poder daquele que usa sob aquele que vê. Desta maneira partiremos para a explanação final que é justamente como as Vestes Sagradas são instrumentalizadas assim como as demais roupas seculares, para significarem poder e influência pessoal ao invés de remeterem ao Sagrado. Finalizaremos com a reflexão sobre como poderíamos resgatar o valor simbólico original de tais paramentos.

Biografia do Autor

Aroldo Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Bacharel em Teologia pela PUC-SP. Licenciado em Pedagogia pela UNICID e Filosofia pela UNIFAI. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UNIFIEO e Pós-graduado em Comunicação e marketing pela FMU. Professor de filosofia e sociologia na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e na rede municipal da cidade de Osasco como professor adjunto de educação básica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9536866255164767. Email: agbr4@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Gonçalves, A. (2021). VESTES SAGRADAS: PODER E INFLUÊNCIA OU SÍMBOLO DO SAGRADO? UMA REFLEXÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 683–756. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1715