AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS RESIDENTES DO MUNICÍPIO DE VASSOURAS E RISCO DE OBESIDADE

Autores

  • Flávia de Oliveira Garreta Zamengo Universidade de Vassouras
  • Mateus Baptista Motta Universidade de Vassouras
  • Thaís Rocha Salim Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17016

Palavras-chave:

Obesidade infantil. Baixo peso. Desenvolvimento. Medidas antropométricas.

Resumo

Medidas antropométricas são dados muito importantes na rotina das consultas pediátricas, fatores intrínsecos e extrínsecos podem alterá-las. Atualmente o peso é uma das que mais se altera, por conta do crescente número de crianças com sobrepeso e obesidade infantil. Esta pesquisa teve como objetivo principal demonstrar alterações antropométricas, tais como desnutrição, obesidade e sobrepeso, em crianças residentes de Vassouras, Rio de Janeiro, que são atendidas no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário de Vassouras. Os principais resultados encontrados foram que mais de 90% das crianças tinham IMC adequado para a idade, 87% tinham o peso de acordo com o esperado e mais de 90% tinham estatura correta para a faixa etária. Tais achados sugerem que as crianças incluídas na pesquisa, em sua grande maioria, estão dentro dos padrões esperados para a idade. Entretanto, os que estão com peso acima do esperado correm risco de terem diversas doenças cardiovasculares, endócrinas e/ou psiquiátricas no futuro se não tratado agora esse distúrbio. Alterações na estatura de crianças, muitas vezes equivalem a distúrbios crônicos, portanto é necessário ter um acompanhamento regular para sanar esse transtorno.

Biografia do Autor

Flávia de Oliveira Garreta Zamengo, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras. 

Mateus Baptista Motta, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras. 

Thaís Rocha Salim, Universidade de Vassouras

Professora orientadora do curso de medicina na Universidade de Vassouras; Professora do departamento de pediatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Zamengo, F. de O. G., Motta, M. B., & Salim, T. R. (2024). AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS RESIDENTES DO MUNICÍPIO DE VASSOURAS E RISCO DE OBESIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6139–6150. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17016