GÊNERO E SEXUALIDADE EM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRELAÇANDO CONCEPÇÕES SOCIAIS DE JOVENS MENINAS

Autores

  • Naiara de Oliveira Rosa Universidade de Coimbra- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16823

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Jovens Meninas. Intervenção social.

Resumo

Este artigo é resultado da revisão do projeto de intervenção pedagógica de cunho educativo/colaborativo, realizado com um grupo de jovens meninas residentes de uma unidade de abrigo temporário nomeadamente – “Casa Lar”. Norteado por questões envolvendo sexualidade e relações de gênero, o trabalho desencadeou a perspectiva de coletar saberes e vivências junto ao público-alvo. Com o objetivo de analisar os efeitos de intervenções sociais, voltadas para a trajetória afetivo/sexual em uma análise cultural das narrativas juvenis. A intervenção efetivou-se através de palestras e uma sequência de atividades didáticas colaborativas relacionando e retratando gênero e sexualidade. Em meio a dialogicidade colaborativa das jovens, este projeto permitiu que as meninas tivessem diversas manifestações com relação à sexualidade, como construções discursivas históricas e culturais de maneira que efetivamente, criaram espaços de problematização para que pensassem em novas formas de compreender o seu corpo, bem como em vivências sociais nas relações de gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Naiara de Oliveira Rosa, Universidade de Coimbra- Portugal

Doutoranda do curso de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Rosa, N. de O. (2024). GÊNERO E SEXUALIDADE EM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRELAÇANDO CONCEPÇÕES SOCIAIS DE JOVENS MENINAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4304–4318. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16823