AS POSSIBILIDADES DE USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ORTODONTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Raylandia de Carvalho Medeiros UNINOVAFAPI
  • Emme Caroline Santos Damaceno UNINOVAFAPI
  • Thiago Lima Monte UNINOVAFAPI
  • Thiago Henrique Gonçalves Moreira UNINOVAFAPI
  • Giselle Maria Ferreira Lima Verde UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16212

Palavras-chave:

Odontologia. Ortodontia. Inteligência Artificial.

Resumo

A inteligência artificial (IA) vem ganhando espaço em diversas áreas da saúde, trazendo inovações e novas tecnologias no âmbito de trabalho, minimizando horas de trabalho. Promovendo para o profissional e seus clientes resultados otimizados. A IA também é capaz de simular os alinhadores ortodônticos auxiliando o profissional no diagnóstico e no desenvolvendo de um plano de tratamento eficaz. Proporcionando ao paciente o privilégio de poder contemplar já na primeira consulta um resultado estimado, gerando então estimulação no mesmo. Dentro da ortodontia á inteligência artificial atua em uma série de análises, como análise cefalométrica, análise dentária, análise facial, scanners 3D e tomografias computadorizadas, determinando á maturação esquelética e avaliação da obstrução das vias aéreas superiores, para qualificar de forma abrangente o perfil geral dos pacientes, incluindo seu perfil facial, relação dentária e esquelética, estágios de maturação esquelética e patência das vias aéreas superiores. 

Biografia do Autor

Raylandia de Carvalho Medeiros, UNINOVAFAPI

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Uninovafapi Afya– PI. Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Uninovafapi Afya– PI. 

Emme Caroline Santos Damaceno, UNINOVAFAPI

Graduanda em Odontologia pelo Centro Universitário Uninovafapi Afya – PI.

Thiago Lima Monte, UNINOVAFAPI

Doutor em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic – SP Professor do Curso de Graduação em Odontologia do Uninovafapi Afya – PI.

Thiago Henrique Gonçalves Moreira, UNINOVAFAPI

Mestre em Patologia Oral e Estomatologia pela São Leopoldo Mandic – SP. Professor do Curso de Graduação em Odontologia do Uninovafapi Afya – PI. 

Giselle Maria Ferreira Lima Verde, UNINOVAFAPI

Mestre em Endodontia pela São Leopoldo Madic – SP. Professor Orientador Uninovafapi Afya – PI.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

Medeiros, R. de C., Damaceno, E. C. S., Monte, T. L., Moreira, T. H. G., & Verde, G. M. F. L. (2024). AS POSSIBILIDADES DE USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ORTODONTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3289–3297. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16212