POSSÍVEIS CAUSAS DA RECIDIVA DE DIASTEMA PÓS-TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Autores

  • Mirela Sousa Nogueira Centro Universitário Uninovafapi
  • Layse de Freitas Pereira Centro Universitário Uninovafapi
  • Thiago Lima Monte Centro Universitário Uninovafapi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15377

Palavras-chave:

Diastema. Interincisal. Recidiva.

Resumo

Este trabalho aborda o diastema interincisal, caracterizado como o espaço entre os dentes incisivos centrais superiores, que afeta tanto a estética quanto a funcionalidade oral dos pacientes. A análise inclui as causas do diastema, destacando fatores genéticos, uso de chupetas, freios labiais alongados e diferenças no tamanho dos dentes. O estudo também discute os impactos psicológicos e sociais dessa condição, além dos desafios associados ao tratamento e à alta taxa de recidiva. Foram examinados os tratamentos ortodônticos e restauradores, incluindo frenectomia e a importância da movimentação dentária adequada. A necessidade de uma abordagem personalizada e multidisciplinar é enfatizada para garantir a eficácia e a estabilidade dos resultados a longo prazo. Conclui-se que um acompanhamento contínuo e a educação do paciente são essenciais para o sucesso do tratamento do diastema interincisal, visando melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Biografia do Autor

Mirela Sousa Nogueira, Centro Universitário Uninovafapi

Estudante do curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi.

Layse de Freitas Pereira, Centro Universitário Uninovafapi

Estudante do curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi.

Thiago Lima Monte, Centro Universitário Uninovafapi

Professor Assistente Tempo Integral do Centro Universitário Uninovafapi, Diretor do Focus - Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas. Doutor em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic – Campinas. Graduado e Discente no curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi, Especialista em Ortodontia pelo Centro Universitário Uninovafapi, Especialista em Saúde da Família pelo Centro Universitário Uninovafapi, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade UNICSUL.

Downloads

Publicado

2024-08-23

Como Citar

Nogueira, M. S., Pereira, L. de F., & Monte, T. L. (2024). POSSÍVEIS CAUSAS DA RECIDIVA DE DIASTEMA PÓS-TRATAMENTO ORTODÔNTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3125–3134. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15377