EDUCAR PARA FORMAÇÃO HUMANA: ONDE INTEGRAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SE ENCONTRAM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15946Palavras-chave:
Educação. Emancipação. Integração.Resumo
O presente trabalho volta-se sobre a temática da Educação formadora e busca por meio de um recorte filosófico, e a partir da pesquisa bibliográfica, refletir sobre a relação entre um paradigma integrador da realidade e potenciais emancipatórios do pensamento. Em primeiro lugar partiremos do recorte crítico do pensamento decolonial, no intuito de evidenciar os limites do pensamento dicotômico da cultura ocidental, enquanto ponto de partida para se pensar uma educação libertadora. Em segundo lugar, abordaremos dois referenciais de pensamento que nos ajudam a pensar a relação entre educador e educando de forma integrada e criativa, a saber: a filosofia espinosana e a filosofia da diferença.
Downloads
Publicado
2024-10-17
Como Citar
Uenaka, V. M. R., Batista Neta, C. R., & Santos, J. E. J. (2024). EDUCAR PARA FORMAÇÃO HUMANA: ONDE INTEGRAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SE ENCONTRAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2881–2892. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15946
Edição
Seção
Artigos
Categorias
Licença
Atribuição CC BY