CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS VOLTADOS PARA PACIENTES COM CÂNCER PRIMÁRIO DE CORAÇÃO

Autores

  • Yara Dias Alves Universidade Nílton Lins
  • Pricila Silva Cordeiro Universidade Nilton Lins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15704

Palavras-chave:

Câncer. Coração. Condutas. Fisioterapia

Resumo

O câncer é uma patologia, cuja, características principais é a proliferação de células nos órgãos e tecidos, independente da região onde surgiu o tumor. Para tanto, este artigo traz como temática: Condutas fisioterapêuticas voltados para pacientes com câncer primário de coração. O objetivo geral foi descrever as condutas fisioterapêuticas acerca a serem adotadas em pacientes acometidos pelo câncer de coração. É uma revisão de literatura, de natureza qualitativa a partir de estudos baseados em sites como LILACS, Scielo, Medline/pubmed, BIREME e google acadêmico. Neste viés, o estudo apontou que a atuação do Fisioterapeuta a fisioterapia oncológica enfrenta diversos desafios específicos devido à complexidade e particularidades dos pacientes com câncer, mas é de grande importância na vida destes pacientes. Seu papel abrange desde o diagnóstico até as fases mais graves da doença, baseado em condutas a fim de amenizar a dor ocasionada pela doença. Neste viés, salienta-se que os profissionais da fisioterapia precisam ter conhecimento a respeito malefícios advindos do câncer, possibilidades de tratamento e as possíveis condutas a serem adotadas, no entanto, se faz necessário mais estudos do Câncer de Coração, pois, não foram encontrados artigos recentes publicados.

Biografia do Autor

Yara Dias Alves, Universidade Nílton Lins

Graduanda do curso de fisioterapia, Universidade Nílton Lins.

Pricila Silva Cordeiro, Universidade Nilton Lins

Orientadora e docente do curso de  fisioterapia. Coordenadora pedagógica do curso de medicina da Universidade Nilton Lins.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

Alves, Y. D., & Cordeiro, P. S. (2024). CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS VOLTADOS PARA PACIENTES COM CÂNCER PRIMÁRIO DE CORAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2431–2444. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15704