IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESEMPENHO DE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15380Palavras-chave:
Atividade física; Estratégia; Currículo escolar.Resumo
O artigo aqui discutido tem característica exploratória, com procedimentos técnicos bibliográficos tendo como objetivo analisar as produções científicas que contemplam a temática educação física na escola. Foi desenvolvido mediante levantamento bibliográfico em periódicos nacionais indexados na base de dados SciELO, considerando os últimos dez anos de publicação. Como resultado constatou-se 23 artigos que mencionam a temática, sendo 17,4% de campo e 82,6% de revisão. Houve categorização temática definida pela análise temática de Bardin, e o resultado foi uma categoria denominada: Educação física como estratégia para elevar o desempenho escolar. Nessa discussão entende-se a partir dos achados produzidos, que a disciplina de educação física passou por um processo de transformação em sua construção, e que embora não se tenha comprovação científica a partir de estudos, e que as pesquisas de campo sejam escassas, a participação de escolares na disciplina favorece o envolvimento deles nas diversas disciplinas do currículo escolar elevando o desempenho em relação aos conteúdos apreendidos. Todavia, entende-se que embora haja tal reconhecimento, é importante a realização de estudos comparativos de campo para apreensão de tal embasamento científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY