A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA COMO BASE DO ENSINO DE QUALIDADE DOS PROFISSONAIS DA ÁREA ODONTOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15169Palavras-chave:
Ensino Odontológico. Odontologia. Perfil Profissional. Professor.Resumo
A docência consiste no ato de ensinar uma determinada ciência ou arte, de forma que estejam envolvidos no processo os três principais elementos necessários para mediar o conhecimento e aprendizagem, que são: o docente, o aluno e o objeto de conhecimento. O Objetivo deste trabalho foi compreender as competências e habilidades necessárias para a atuação docente na graduação em odontologia, onde o método de pesquisa utilizado foi uma revisão integrativa com abordagem qualitativa, realizada no período de Janeiro a maio de 2023, com consulta nas bases de dados da Scielo, Google Acadêmico, Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), obtendo o resultado final de que várias são as características que compõe o perfil docente na odontologia, sendo que essas características são a autonomia na forma como percebem a docência, inexistência de um padrão pré-determinado de como atuar na área, ausente formação didático-pedagógica, predominância da concepção de ensino tradicional e tecnicista que prioriza a transmissão dos conhecimentos e critérios de qualidade profissionais parcialmente restritos as habilidades técnicas e em segundo plano as habilidades didáticas, sendo concluído que, a docência na odontologia também se constitui num campo de atuação do cirurgião-dentista, e que a mesma exige profissionalização assim como as demais áreas da odontologia onde o profissional atua clinicamente, devendo haver mais espaço para o debate sobre o tema durante a graduação, como forma de incentivar os futuros profissionais ao exercício da docência, dando sua contribuição para o ensino odontológico.
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