O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS: DESAFIOS NO MONITORAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Mônica de Macedo Costa Educaler University
  • Elias Alves Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14708

Palavras-chave:

Mídias Digitais. Identidades. Sociedade.

Resumo

O objetivo desta investigação é compreender como o uso das mídias sociais (sites, portais, redes sociais, canais dentre outras) sendo uma ferramenta para a propagação de informações e uso de conhecimentos no cotidiano de alunos vem sendo monitorado e orientado por professores que atuam no Ensino Fundamental II das escolas públicas do município de Euclides da Cunha na Bahia. Na sociedade atual, o uso dessas mídias em salas de aula perpassa entre os perigos e artefatos que os conteúdos vem produzindo no meio digital, expondo e construindo perfis que muitas vezes levam a questões que interferem na vida dos envolvidos nessa dinâmica interativa. Estudos mostram que atualmente o uso da internet representa um potencial notável para múltiplos aprendizados capazes de mover estruturas e adentrar em espaços geográficos que articulam o pensar e o agir de jovens numa sociedade conectada e cheia de Fake News capazes de criar situações das mais diversas. A investigação é de cunho social, qualitativa, descritiva, partindo de um levantamento bibliográfico com leituras e fichamento das obras sobre o tema, recorrendo ao uso do método de triangulação de ideias a partir da revisão de literatura, das informações obtidas através das entrevistas realizadas em rodas de conversas com professores que atuam nas escolas públicas do município e a reflexibilidade sobre o uso e manipulação de informações em mídias sociais.

Biografia do Autor

Mônica de Macedo Costa, Educaler University

Formação em História pelo CESVASF - Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University. Sob orientação do professor Dr Elias Alves. Professora da escola pública e atuo no ensino fundamental II.

Elias Alves, Educaler University

Orientador do mestrado em Ciências da Educação pela Educaler University.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Costa, M. de M., & Alves, E. (2024). O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS: DESAFIOS NO MONITORAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 82–91. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14708