O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS: DESAFIOS NO MONITORAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NAS ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14708Palavras-chave:
Mídias Digitais. Identidades. Sociedade.Resumo
O objetivo desta investigação é compreender como o uso das mídias sociais (sites, portais, redes sociais, canais dentre outras) sendo uma ferramenta para a propagação de informações e uso de conhecimentos no cotidiano de alunos vem sendo monitorado e orientado por professores que atuam no Ensino Fundamental II das escolas públicas do município de Euclides da Cunha na Bahia. Na sociedade atual, o uso dessas mídias em salas de aula perpassa entre os perigos e artefatos que os conteúdos vem produzindo no meio digital, expondo e construindo perfis que muitas vezes levam a questões que interferem na vida dos envolvidos nessa dinâmica interativa. Estudos mostram que atualmente o uso da internet representa um potencial notável para múltiplos aprendizados capazes de mover estruturas e adentrar em espaços geográficos que articulam o pensar e o agir de jovens numa sociedade conectada e cheia de Fake News capazes de criar situações das mais diversas. A investigação é de cunho social, qualitativa, descritiva, partindo de um levantamento bibliográfico com leituras e fichamento das obras sobre o tema, recorrendo ao uso do método de triangulação de ideias a partir da revisão de literatura, das informações obtidas através das entrevistas realizadas em rodas de conversas com professores que atuam nas escolas públicas do município e a reflexibilidade sobre o uso e manipulação de informações em mídias sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY