DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AO FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO TOCANTINENSE

Autores

  • Katielle Pinto Quintanilha Universidade Estadual do Tocantins
  • Jaqueline de Kassia Ribeiro de Paiva Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14542

Palavras-chave:

Feminicídio. Violência contra a mulher. Gênero. Tocantins.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a evolução dos casos de feminicídio e violência doméstica no Estado do Tocantins nos últimos cinco anos (2019-2023), investigando a tipificação do crime de feminicídio e sua relação com a violência doméstica. O aumento de casos constantes ressalta a urgência da análise. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental de natureza descritiva e o método qualitativo-quantitativo para obtenção dos dados. O levantamento das informações foi feito através de sites oficiais como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Secretaria de segurança Pública do Tocantins, Tribunal de Justiça do Tocantins e artigos e livros relacionados ao tema. O número de casos de violência doméstica e, consequentemente, feminicídio, vem crescendo desenfreadamente a cada ano nos estados brasileiros o que deve deixar a sociedade em alarme. Tal crescimento é atribuído ao machismo estrutural que ainda permeia a sociedade. Diante dessa realidade, é essencial promover debates contínuos sobre o assunto, dado seu caráter alarmante como um sério problema de saúde pública. A busca por soluções eficazes e persistentes se faz indispensável até que o controle sobre a situação seja alcançado.

Biografia do Autor

Katielle Pinto Quintanilha, Universidade Estadual do Tocantins

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS.

Jaqueline de Kassia Ribeiro de Paiva, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

Quintanilha, K. P., & Paiva, J. de K. R. de. (2024). DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AO FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO TOCANTINENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1457–1478. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14542

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