EDUCAÇÃO E TRABALHO: A IMPORTÂNCIA E AS FORMAS DE VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Lincoln dos Reis lreisis47@hotmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1433

Palavras-chave:

Valorização professor. Professional da Educação. Educação Básica.

Resumo

O artigo consiste em investigar os dispositivos legais relativos a valorização do profissional da educação pública no ensino básico,  propiciando a este profissional o conhecimento da legislação vigente sobre o tema, a qual serve de base para que seu direito possa ser pleiteado. Neste sentido, o artigo faz uma breve análise histórica e ontológica da relação entre a educação e o trabalho na sociedade com o objetivo de possibilitar uma reflexão sobre a evolução dos modos de produção e conscientizar a classe docente que sem luta dificilmente o desafio de valorizar o profissional da educação básica e pública será atingido. Destacando também o atual Governo e suas políticas neoliberais responsáveis por tornar as escolas públicas excludentes e a mercantilização da educação.

Biografia do Autor

Lincoln dos Reis, lreisis47@hotmail.com.

Mestrado Profissional em Educação. Universidade de Uberaba. UNIUBE. Uberaba Brasil. Especialização em direito trabalhista. Faculdade Integrada de Jacarepaguá. FIJ. Rio de Janeiro. Brasil. E-mail: lreisis47@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Reis, L. dos . (2021). EDUCAÇÃO E TRABALHO: A IMPORTÂNCIA E AS FORMAS DE VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ENSINO BÁSICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 803–822. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1433