CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS ESTADOS DO MARANHÃO E PIAUÍ E ANÁLISE DAS CONSULTAS PÚBLICAS DO MEC E CONSED

Autores

  • Alice Elias de Souza Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG
  • Ludymila Furtado Cantanhêde Instituto Federal de Minas Gerais-IFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.13352

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Maranhão. Piauí.

Resumo

A implementação do Novo Ensino Médio teve como objetivo ampliar a formação educacional dos estudantes para além do conhecimento técnico. As principais mudanças ocorridas no ensino médio foi a diminuição da carga horária da Formação Geral Básica e a implementação dos Itinerários Formativos Integrados. Tais modificações geraram diferentes demandas para as redes estaduais e escolas. Diante disso, a reformulação do Novo Ensino Médio gerou divergências quanto à idealização e implementação de tal proposta. No entanto, também se observa fortes defensores da atualização e manutenção da reforma. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas com o Novo Ensino Médio em dois estados do nordeste (Maranhão e Piauí) e discutir as opiniões sobre essa nova implementação a partir das consultas públicas feitas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Biografia do Autor

Alice Elias de Souza, Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG

Pós-graduanda em Docência com ênfase em educação básica- Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Ludymila Furtado Cantanhêde, Instituto Federal de Minas Gerais-IFMG

Pós-graduanda em Docência com ênfase em educação básica – Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

Souza, A. E. de, & Cantanhêde, L. F. (2024). CONTEXTUALIZAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS ESTADOS DO MARANHÃO E PIAUÍ E ANÁLISE DAS CONSULTAS PÚBLICAS DO MEC E CONSED. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1667–1681. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.13352