A INVASÃO PORTUGUESA EM ANGOLA E A IMPLANTAÇÃO DO MODELO EDUCACIONAL: MINHA VISTA DO PONTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12423Palavras-chave:
Angola. Educação Pré-Colonial. Educação Colonial.Resumo
A educação está presente na vida dos indivíduos, tanto nos espaços escolares e não escolares. Nesse sentido, em Angola, a educação já fazia parte do meio social dos povos indígenas antes da invasão dos colonizadores portugueses. O presente estudo faz parte de um dos capítulos da pesquisa em andamento da dissertação de mestrado em educação no Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, São Paulo. O objetivo do estudo é analisar de forma crítica a educação em Angola, especialmente no que diz respeito ao período histórico pré-colonial e ao período colonial. Este estudo tem como foco a pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos das literaturas já publicadas foram analisados conforme a análise de conteúdo. Dentre os principais achados, destaca-se a discordância em relação à invasão portuguesa em Angola, quanto aos dados de 1482 e 1483. Além disso, observa-se deficiência de estudos que aborda a educação pré-colonial. Espera-se que este trabalho contribua para os debates acadêmicos e sociais, a fim de promover múltiplas reflexões sobre a importância de se estudar a verdadeira história de Angola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY