O USO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DA LAPA-PR, NO CONTEXTO PANDÊMICO DE 2020: DESAFIOS, LIMITAÇÕES, APRENDIZADOS E PROGRESSOS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Daiane Aparecida Dubinski Tavares Faculdade Educacional da Lapa
  • Juliane Simões Bolfe Faculdade Educacional da Lapa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1229

Palavras-chave:

educação. Tecnologias. mídias sociais. pandemia.

Resumo

presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção de professores sobre o uso de mídias e tecnologias digitais, bem como vantagens e desvantagens, as dificuldades e êxitos, em especial no período pandêmico de 2020. Para a realização do mesmo utilizou-se pesquisa biográfica e questionário destinado a vinte e sete professoras da rede de ensino básico do município da Lapa-Pr. O presente assunto é muito amplo, trazendo muitos questionamentos e possíveis estudos. Assim, optou-se por buscar conhecimento a respeito da importância do uso das tecnologias digitais em sala de aula, nas aulas remotas e o que isso acarretou no trabalho do educador. Observou-se a demanda por adequação diante da nova realidade e da necessidade de constante capacitação primordialmente no uso didático de tecnologias digitais e a importância da resiliência por parte desses profissionais. Os professores demonstraram grande superação enfrentando uma realidade desconhecida, adaptando o ensino presencial para o remoto e se reinventando.

Biografia do Autor

Daiane Aparecida Dubinski Tavares, Faculdade Educacional da Lapa

 Graduada em pedagogia (2016), especialista em Fundamentos para alfabetização e letramento e a psicopedagogia institucional (2020), especialista em EAD 4.0 (2021) pela Faculdade Educacional da Lapa-Fael. Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Única. Neuroprendizagem. Neurociência aplicada à educação e Neurociência e o comportamento pela Faculdade Intervale. Neurociência e aprendizagem pelo grupo Zayn. E-mail: daidubinski@hotmail.com

Juliane Simões Bolfe, Faculdade Educacional da Lapa

Mestre em educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2009); doutoranda do programa de comunicação e linguagem da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora e orientadora da Faculdade Educacional da Lapa.

 

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Tavares, D. A. D. ., & Bolfe, J. S. . (2021). O USO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DA LAPA-PR, NO CONTEXTO PANDÊMICO DE 2020: DESAFIOS, LIMITAÇÕES, APRENDIZADOS E PROGRESSOS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 696–708. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1229